dc.contributor.advisor | Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer | |
dc.creator | Pedroso, Claudia Vargas | |
dc.date.accessioned | 2019-01-08T10:02:12Z | |
dc.date.available | 2019-01-08T10:02:12Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15229 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The project proposes a research with one of the teachers of the Technical Course in Computer Science of the State High School Professor Maria Rocha of the city of Santa Maria, seeking to know if the Virtual Environment Google Classroom provides a better optimization of the time and the benefits of its implantation in class. The objective is to analyze the use of the Virtual Learning Environment (AVA) in the Assembly and Maintenance discipline, to verify if the Virtual Environment assists the teacher and the students in the discipline and to problematize the importance of the use of virtual resources in the learning focused on technologies. We opted for the experimental method to analyze the effectiveness of an AVA in learning, to question the use of the Google Classroom resource and the teacher's experience with the chosen resource. The data collection of the research was done through the non-participant observation technique, where the researcher has contact with the group to be studied without integrating with him. The analysis provided information, ratifying the importance of the Google Classroom resource in the activities of the Technical Course in Computer Science, at which the study was carried out. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) | por |
dc.subject | Informática | por |
dc.subject | Formação técnica | por |
dc.subject | Information and communication technologies | eng |
dc.subject | Virtual learning environments | eng |
dc.subject | Computing | eng |
dc.subject | Technical graduation | eng |
dc.title | O uso do google classroom como ambiente virtual de aprendizagem em um curso técnico de informática | por |
dc.title.alternative | The use of google classroom as a virtual learning environment in a course of computer technician | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O projeto propõe uma pesquisa com um dos professores do Curso Técnico em Informática da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha da cidade de Santa Maria, buscando saber se o Ambiente Virtual Google Classroom proporciona uma melhor otimização do tempo e quais os benefícios de sua implantação nas aulas. O objetivo é analisar o uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na disciplina de Montagem e Manutenção, verificar se o Ambiente Virtual auxilia o professor e os alunos na disciplina e problematizar a importância da utilização de recursos virtuais no aprendizado voltado a tecnologias. Optou-se pelo método experimental, a fim de analisar a efetividade de um AVA na aprendizagem, problematizar o uso do recurso Google Classroom e a experiência do professor com o recurso escolhido. O levantamento de dados da pesquisa ocorreu através da técnica de observação não participante, onde o pesquisador tem contato com o grupo a ser estudado sem integrar-se a ele. A análise forneceu informações, ratificando a importância do recurso Google Classroom nas atividades do Curso Técnico em Informática, junto ao qual foi realizado o estudo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |