dc.contributor.advisor | Moreira, Tânia Maria | |
dc.creator | Leão, Murillo Jaime | |
dc.date.accessioned | 2019-01-08T10:11:56Z | |
dc.date.available | 2019-01-08T10:11:56Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15230 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The present work arises from the need for alternatives to work with foreign language in school, specifically the Spanish Language. The low workload of the discipline makes the work, often exhausting and monotonous, since the lack of contact between the students and the teacher tends to cause disinterest or even a certain devaluation. Therefore, knowing the shortage of classroom time, with only 1 hour / lesson a week, we propose to try to solve the following question: is it possible to work in a significant way the production of videos in the classes of Spanish Language? With this, we intend to report a project of Spanish language teaching that involves the use of the WhatsApp application and the production of videos in the foreign language. The work with the videos followed a sequence of searches, discussions, division of groups and adaptations of scripts and speeches. The videos produced were based on Chavo del Ocho, a Mexican series. In the classes, the students searched for episodes, selected some scenes, adapted some characters and / or lines, translated parts of the adaptations and recorded the videos. WhatsApp entered this proposal as a means of extraclass interaction. Through it, students were able to keep in touch with each other and with the teacher, making discussions more frequent and thus more productive. As a result, the increase in the students' interest index for the discipline was perceptible. Participation in classes became more productive, even with students who expressed little in the classroom and began to impose themselves more, participating more effectively in the proposals. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Língua espanhola | por |
dc.subject | WhatsApp | eng |
dc.subject | Produção de vídeo | por |
dc.subject | Interação | por |
dc.subject | Spanish language | eng |
dc.subject | Video production | eng |
dc.subject | Interaction | eng |
dc.title | Produção de vídeos em língua espanhola: o whatsapp como meio de interação | por |
dc.title.alternative | Video production in spanish language: the whatsapp as a mean of interaction | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho surge da necessidade de alternativas para o trabalho com Língua estrangeira na escola, mais especificamente a Língua Espanhola. A baixa carga horária da disciplina torna o trabalho, muitas vezes, desgastante e monótono, já que a falta de contato dos estudantes com o professor tende a ocasionar o desinteresse ou, até mesmo, uma certa desvalorização. Portanto, sabendo da escassez de tempo presencial, com apenas 1hora/aula semanal, nos propomos a tentar resolver a seguinte questão: é possível trabalhar de maneira significativa a produção de vídeos nas aulas de Língua Espanhola? Com isto, pretendemos relatar um projeto de ensino de Língua Espanhola que envolve o uso do aplicativo WhatsApp e a produção de vídeos na língua estrangeira. O trabalho com os vídeos seguiu uma sequência de pesquisas, discussões, divisão de grupos e adaptações de roteiros e falas. Os vídeos produzidos foram baseados em Chavo del Ocho, seriado mexicano. Nas aulas, os estudantes pesquisaram episódios, selecionaram algumas cenas, adaptaram alguns personagens e/ou falas, traduziram partes das adaptações e gravaram os vídeos. O WhatsApp entrou nesta proposta como um meio de interação extraclasse. Por meio dele, os alunos puderam manter contato uns com os outros e com o professor, tornando as discussões mais frequentes e, assim, mais produtivas. Como resultado, foi perceptível o aumento no índice de interesse dos alunos pela disciplina. A participação nas aulas se tornou mais produtiva, inclusive com alunos que pouco se expressavam em sala de aula passando a se impor mais, participando mais efetivamente das propostas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |