Panorama internacional das barreiras para inovação e sustentabilidade em universidades
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2017-12-11Metadatos
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O presente estudo tem como objetivo geral analisar as barreiras que influenciam no processo de inovação e sustentabilidade nas universidades em um contexto internacional. Tem como objetivos intermediários: investigar as barreiras que influenciam no processo de inovação e sustentabilidade em universidades, na visão de especialistas em um contexto internacional; analisar as barreiras de inovação e sustentabilidade por continentes de origem das universidades pesquisadas; mensurar as barreiras de inovação e sustentabilidade, verificando suas correlações e associações; apresentar recomendações por meio de frameworks/mecanismos para as universidades superarem as barreiras, em busca da inovação e da sustentabilidade. O estudo contemplou duas fases, sendo a primeira, qualitativa, realizada por meio de questionamentos em formulário eletrônico com a participação de 51 especialistas sobre o tema, com o propósito de identificar as barreiras da inovação e sustentabilidade em sua universidade. A segunda fase, quantitativa, realizada por meio de instrumento eletrônico com a participação de 283 representantes de universidades, com objetivo de mensurar o grau de importância das barreiras no processo de desenvolvimento e implementação da inovação e da sustentabilidade. A análise dos dados, na fase qualitativa, foi realizada por meio de técnicas de análise de conteúdo com apoio do software Nvivo e, para análise quantitativa, foram realizados testes: análise fatorial descritiva, análise fatorial confirmatória e análise de correlação. Como principais resultados, verificou-se que, embora tenha havido evolução no campo da inovação e da sustentabilidade em universidades do mundo todo, há ainda desafios a serem superados. Entre estes desafios está a necessidade de as universidades melhorarem a integração da inovação e sustentabilidade no currículo e na pesquisa e, o mais importante, é buscar a integração de forma holística em seus sistemas. Recomenda-se para universidades, um conjunto de mecanismos para as áreas de suporte institucional; consciência, conhecimento e cultura; e mecanismos de infraestrutura, tecnologias e campus
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