Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReginatto, Andrea Ad
dc.creatorSilva, Everton Cézar Silva da
dc.date.accessioned2019-01-08T11:09:08Z
dc.date.available2019-01-08T11:09:08Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15233
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis article analyzes the use of Information and Communication Technologies, by the teachers of a school of the State Education Network in the city of Alegrete, Rio Grande do Sul, and also seeks to identify what resources are available, the level of knowledge and the difficulties encountered by these professionals, for the insertion of technology in the classroom. It is a case study of a qualitative and quantitative nature, developed in the second half of 2018. To obtain the data, a questionnaire was used, consisting of 15 questions mostly closed, answered by 12 teachers who accepted to participate of the research. Technology if used consciously becomes an important ally in teaching innovation, increasing productivity in the school environment. From the studies carried out, it was observed that, the site investigated has technological resources for the use, but they are rarely used. Participants affirm that the school mainly lacks a good quality internet, another factor pointed out by the participants is the need for discussions on the subject at the pedagogical meetings, since a large part of the interviewees have already undergone ICT improvement courses but do not apply this knowledge in the your daily life. It is also important to include the technological resources during the training period of the new teachers, so that they obtain in the academic life the aptitude necessary for the insertion of technology in the school environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAnálisepor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectDocentespor
dc.subjectAnalyzeeng
dc.subjectTeacherseng
dc.titleO uso das TIC pelos docentes de uma escola da rede estadual de ensinopor
dc.title.alternativeThe use of ict by the teachers of a school of the state education networkeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo analisa o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, pelos docentes de uma escola da rede Estadual de Ensino na cidade de Alegrete, Rio Grande do Sul, busca também identificar quais os recursos disponíveis, o nível de conhecimento e as dificuldades encontradas por esses profissionais, para a inserção da tecnologia em sala de aula. É um estudo de caso de natureza quali-quantitativa, desenvolvido no segundo semestre de 2018. Para a obtenção dos dados, foi adotada a técnica de um questionário, composto por 15 perguntas em sua maioria do tipo fechadas, respondido por 12 professores que aceitaram participar da pesquisa. A tecnologia se utilizada de maneira consciente torna-se uma aliada importante na inovação do ensino, ampliando a produtividade no ambiente escolar. A partir dos estudos realizados, observou-se que, o local investigado dispõe de recursos tecnológicos para o uso, mas que raramente são utilizados. Os participantes afirmam que a escola carece principalmente de uma internet de boa qualidade, outro fator apontado pelos participantes é a necessidade de discussões sobre o tema nas reuniões pedagógicas, pois grande parte dos entrevistados já efetuaram cursos de aperfeiçoamento sobre TIC mas pouco aplicam esse conhecimento no seu cotidiano. Nota-se também a importância da inclusão dos recursos tecnológicos, durante o período de formação dos novos professores, de maneira que eles obtenham na vida acadêmica a aptidão necessária para a inserção da tecnologia no ambiente escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto