dc.contributor.advisor | Reginatto, Andrea Ad | |
dc.creator | Silva, Everton Cézar Silva da | |
dc.date.accessioned | 2019-01-08T11:09:08Z | |
dc.date.available | 2019-01-08T11:09:08Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15233 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This article analyzes the use of Information and Communication Technologies, by the teachers of a
school of the State Education Network in the city of Alegrete, Rio Grande do Sul, and also seeks to
identify what resources are available, the level of knowledge and the difficulties encountered by these
professionals, for the insertion of technology in the classroom. It is a case study of a qualitative and
quantitative nature, developed in the second half of 2018. To obtain the data, a questionnaire was
used, consisting of 15 questions mostly closed, answered by 12 teachers who accepted to participate
of the research. Technology if used consciously becomes an important ally in teaching innovation,
increasing productivity in the school environment. From the studies carried out, it was observed that,
the site investigated has technological resources for the use, but they are rarely used. Participants
affirm that the school mainly lacks a good quality internet, another factor pointed out by the
participants is the need for discussions on the subject at the pedagogical meetings, since a large part
of the interviewees have already undergone ICT improvement courses but do not apply this
knowledge in the your daily life. It is also important to include the technological resources during the
training period of the new teachers, so that they obtain in the academic life the aptitude necessary for
the insertion of technology in the school environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Análise | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Docentes | por |
dc.subject | Analyze | eng |
dc.subject | Teachers | eng |
dc.title | O uso das TIC pelos docentes de uma escola da rede estadual de ensino | por |
dc.title.alternative | The use of ict by the teachers of a school of the state education network | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo analisa o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, pelos docentes de
uma escola da rede Estadual de Ensino na cidade de Alegrete, Rio Grande do Sul, busca também
identificar quais os recursos disponíveis, o nível de conhecimento e as dificuldades encontradas por
esses profissionais, para a inserção da tecnologia em sala de aula. É um estudo de caso de natureza
quali-quantitativa, desenvolvido no segundo semestre de 2018. Para a obtenção dos dados, foi
adotada a técnica de um questionário, composto por 15 perguntas em sua maioria do tipo fechadas,
respondido por 12 professores que aceitaram participar da pesquisa. A tecnologia se utilizada de
maneira consciente torna-se uma aliada importante na inovação do ensino, ampliando a
produtividade no ambiente escolar. A partir dos estudos realizados, observou-se que, o local
investigado dispõe de recursos tecnológicos para o uso, mas que raramente são utilizados. Os
participantes afirmam que a escola carece principalmente de uma internet de boa qualidade, outro
fator apontado pelos participantes é a necessidade de discussões sobre o tema nas reuniões
pedagógicas, pois grande parte dos entrevistados já efetuaram cursos de aperfeiçoamento sobre TIC
mas pouco aplicam esse conhecimento no seu cotidiano. Nota-se também a importância da inclusão
dos recursos tecnológicos, durante o período de formação dos novos professores, de maneira que
eles obtenham na vida acadêmica a aptidão necessária para a inserção da tecnologia no ambiente
escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |