dc.contributor.advisor | Reginatto, Andrea Ad | |
dc.creator | Zwetsch, Andriele dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2019-01-08T14:16:22Z | |
dc.date.available | 2019-01-08T14:16:22Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15245 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The present work recognizes that Information and Communication Technologies are present in people's daily lives. The question that guides this research intends to answer: what and how are the Information and Communication Technologies used by adolescents of the ninth year of a Municipal School, located in the southern region of Santa Maria ?. Its general objective is to investigate the use of Information and Communication Technologies by the ninth grade adolescents of a municipal public school located in the southern region of Santa Maria. And, as specific objectives it intends: i) to identify which are the technologies used by the adolescent in the school delimited for study; ii) verify how these technological resources are worked in the classroom; iii) delimit possibilities of work with the TICs, in the school and iV) to provide reflections to the teachers on the use of the TICs. In order to reach these objectives, a review of the literature on Information and Communication Technologies in school is presented, especially regarding the challenges and paths of this use. Based on the methodology with a qualitative approach, the questionnaire is used as a research instrument. Finally, it is noticed that these adolescents consider important the use of Information and Communication Technologies in the school and in other environments, using the computers of the computer room of the school and the cellular phones more frequently. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Desafios | por |
dc.subject | Adolescentes | por |
dc.subject | Technology | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Challenges | eng |
dc.subject | Adolescents | eng |
dc.title | As tecnologias da comunicação e da informação na escola a partir da percepção dos alunos | por |
dc.title.alternative | The communication and information technologies in the school from the perception of the students | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho reconhece que as Tecnologias da Informação e da Comunicação estão presentes no dia a dia das pessoas. A pergunta que norteia esta pesquisa pretende responder: quais e como são utilizadas as Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos adolescentes do nono ano de uma Escola Municipal, localizada na região sul de Santa Maria?. Tem como objetivo geral investigar o uso Tecnologias da Informação e da Comunicação por adolescentes do nono ano de de uma escola pública municipal localizada na região sul de Santa Maria. E, como objetivos específicos pretende: i) identificar quais são as tecnologias utilizadas pelos adolescente na escola delimitada para estudo; ii) verificar como esses recursos tecnológicos são trabalhados em sala de aula; iii) delimitar possibilidades de trabalho com as TICs, na escola e iV) fornecer reflexões aos professores sobre o uso das TICs. Para atingir esses objetivos é apresentado a revisão de literatura sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação na escola, principalmente no que tange os desafios e caminhos desse uso. Possuindo como base a metodologia com uma abordagem qualitativa, utiliza-se como instrumento de pesquisa o questionário. Por fim, percebe-se que estes adolescentes consideram importante o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na escola e em outros ambientes, utilizando os computadores da sala de informática da escola e os telefones celulares mais frequentemente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |