dc.contributor.advisor | Mussoi, Eunice Maria | |
dc.creator | Rosa, Camila Nunes da | |
dc.date.accessioned | 2019-01-08T14:46:47Z | |
dc.date.available | 2019-01-08T14:46:47Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15247 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The use of technologies is quite common practice in our day to day life, not only for us, as mainly for the younger generations. On the other hand, the school environment is still based on analog models, both in terms of teaching and in what concerns the use of teaching materials. Outside of traditional schools, in the preparatory courses for entrance examinations and Enem this reality is not very different, the formal school model is reproduced, added to the challenge of helping the student to understand in courses of 4 to 10 months content of three years of High School. Faced with this reality student, digital born, this research of a deductive nature, has proposed to investigate, through the application of a questionnaire, if / how the teachers of a network of courses Pre-Enem and vestibular are adapting and inserting ICTs in their classes, in what way this insertion is occurring and what the opinion of these teachers regarding the insertion of ICTs in the scope of their classes. In a satisfactory way, we confirm our hypothesis that there is an initiative by teachers to insert ICT not only at the time of classes, but also extra class, through nominations. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs aplicadas à educação | por |
dc.subject | Cursos preparatórios | por |
dc.subject | Tecnologias na sala de aula | por |
dc.subject | ICTs applied to education | eng |
dc.subject | Preparatory courses | eng |
dc.subject | Technologies in the classroom | eng |
dc.title | Aprender na era digital: o uso das TICs em curso pré-vestibular | por |
dc.title.alternative | Learning in the digital age: the use of TICs in pre-vestibular course | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O uso das tecnologias é prática bastante comum em nosso dia a dia, não apenas para nós, como principalmente para as gerações mais novas. Por outro lado, o ambiente escolar ainda está pautado em modelos analógicos, tanto em termos de ensino quanto no que concerne ao uso de materiais pedagógicos. Fora das escolas tradicionais, nos cursos preparatórios para concursos de vestibulares e Enem essa realidade não é muito diferente, o modelo de escola formal é reproduzido, somado ao desafio de auxiliar o aluno a compreender em cursos de 4 a 10 meses o conteúdo de três anos de Ensino Médio. Frente a realidade deste aluno, nascido digital, esta pesquisa, de natureza dedutiva, se propôs a investigar, por meio da aplicação de um questionário, se/como os professores de uma rede de cursinhos pré-Enem e vestibulares estão se adaptando e inserindo as TICs em suas aulas, de que modo está ocorrendo essa inserção e qual a opinião desses professores com relação à inserção das TICs no âmbito de suas turmas. De modo satisfatório, confirmamos nossa hipótese de que há iniciativa, por parte dos professores, de inserir as TICs não apenas no momento das aulas, mas também extraclasse, por meio de indicações. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |