Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMussoi, Eunice Maria
dc.creatorRosa, Camila Nunes da
dc.date.accessioned2019-01-08T14:46:47Z
dc.date.available2019-01-08T14:46:47Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15247
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe use of technologies is quite common practice in our day to day life, not only for us, as mainly for the younger generations. On the other hand, the school environment is still based on analog models, both in terms of teaching and in what concerns the use of teaching materials. Outside of traditional schools, in the preparatory courses for entrance examinations and Enem this reality is not very different, the formal school model is reproduced, added to the challenge of helping the student to understand in courses of 4 to 10 months content of three years of High School. Faced with this reality student, digital born, this research of a deductive nature, has proposed to investigate, through the application of a questionnaire, if / how the teachers of a network of courses Pre-Enem and vestibular are adapting and inserting ICTs in their classes, in what way this insertion is occurring and what the opinion of these teachers regarding the insertion of ICTs in the scope of their classes. In a satisfactory way, we confirm our hypothesis that there is an initiative by teachers to insert ICT not only at the time of classes, but also extra class, through nominations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs aplicadas à educaçãopor
dc.subjectCursos preparatóriospor
dc.subjectTecnologias na sala de aulapor
dc.subjectICTs applied to educationeng
dc.subjectPreparatory courseseng
dc.subjectTechnologies in the classroomeng
dc.titleAprender na era digital: o uso das TICs em curso pré-vestibularpor
dc.title.alternativeLearning in the digital age: the use of TICs in pre-vestibular courseeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO uso das tecnologias é prática bastante comum em nosso dia a dia, não apenas para nós, como principalmente para as gerações mais novas. Por outro lado, o ambiente escolar ainda está pautado em modelos analógicos, tanto em termos de ensino quanto no que concerne ao uso de materiais pedagógicos. Fora das escolas tradicionais, nos cursos preparatórios para concursos de vestibulares e Enem essa realidade não é muito diferente, o modelo de escola formal é reproduzido, somado ao desafio de auxiliar o aluno a compreender em cursos de 4 a 10 meses o conteúdo de três anos de Ensino Médio. Frente a realidade deste aluno, nascido digital, esta pesquisa, de natureza dedutiva, se propôs a investigar, por meio da aplicação de um questionário, se/como os professores de uma rede de cursinhos pré-Enem e vestibulares estão se adaptando e inserindo as TICs em suas aulas, de que modo está ocorrendo essa inserção e qual a opinião desses professores com relação à inserção das TICs no âmbito de suas turmas. De modo satisfatório, confirmamos nossa hipótese de que há iniciativa, por parte dos professores, de inserir as TICs não apenas no momento das aulas, mas também extraclasse, por meio de indicações.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto