dc.contributor.advisor | Pinto, Cândida Martins | |
dc.creator | Cargnelutti, Camila Marchesan | |
dc.date.accessioned | 2019-01-08T15:03:20Z | |
dc.date.available | 2019-01-08T15:03:20Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15249 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | En este estudio, analizamos la serie de minidocumentales audiovisuales De la distancia al cambio, producida por el Núcleo de Tecnología Educacional de la UFSM. Eses videos presentan algunas historias y experiencias a partir de los testimonios de egresados de cursos de la modalidad a distancia de la UFSM. Como objetivo principal, buscamos investigar las percepciones de los egresados de la institución acerca de la educación a distancia. Como procedimiento teórico-metodológico, utilizamos el Análisis de Discurso, relacionando los relatos de los egresados con sus contextos y con sus subjetividades. El corpus final, compuesto por cuatro videos, ha sido analizado a partir de dos categorías de análisis: la educación a distancia como oportunidad para la realización de sueños y la educación a distancia como posibilidad para la transformación personal y profesional. Por medio del análisis de los discursos de los egresados de cursos EaD de la UFSM, obtenemos un retorno esencial sobre historias y transformaciones posibles a partir de esa modalidad educativa. Los testimonios analizados se constituyen como recursos fundamentales para comprender la importancia de la educación a distancia y de la interiorización de las universidades, democratizando el acceso a la enseñanza superior pública, gratuita y de calidad. Por último, los videos analizados revelan la importancia de ofrecer oportunidades y alternativas para la educación, ya que ésta, en la percepción de los egresados de los cursos EaD, es comprendida como primordial para la superación de contextos difíciles y para la transformación de realidades. | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | EaD (Educação a Distância) | por |
dc.subject | Análise de discurso | por |
dc.subject | Egressos | por |
dc.subject | Núcleo de tecnologias educacionais | por |
dc.subject | Minidocumentários audiovisuais | por |
dc.subject | Educación | spa |
dc.subject | Egresados | spa |
dc.subject | Minidocumentales audiovisuales | spa |
dc.title | Percepções de egressos sobre educação a distância na série de minidocumentários "Da distância à mudança" | por |
dc.title.alternative | Percepciones de egresados sobre educación a distancia en la serie de minidocumentales "De la distancia al cambio" | spa |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Nesse estudo, analisamos a série de minidocumentários audiovisuais Da distância à mudança, produzida pelo Núcleo de Tecnologia Educacional da UFSM. Esses vídeos apresentam algumas histórias e experiências a partir dos depoimentos de egressos de cursos da modalidade a distância da UFSM. Como objetivo principal, buscamos investigar as percepções dos egressos da instituição a respeito da educação a distância. Como procedimento teórico-metodológico, utilizamos a Análise de Discurso, relacionando os relatos dos egressos com seus contextos e com suas subjetividades. O corpus final, composto por quatro vídeos, foi analisado a partir de duas categorias de análise: a educação a distância como oportunidade para a realização de sonhos e a educação a distância como possibilidade para a transformação pessoal e profissional. Por meio da análise dos discursos dos egressos de cursos EaD da UFSM, obtemos um retorno essencial sobre histórias e transformações possíveis a partir dessa modalidade educacional. Os depoimentos analisados constituem-se como recursos fundamentais para compreendermos a importância da educação a distância e da interiorização das universidades, democratizando o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade. Por fim, os vídeos analisados revelam a importância de oferecer oportunidades e alternativas para a educação, uma vez que esta, na percepção dos egressos de cursos EaD, é compreendida como primordial para a superação de contextos difíceis e para a transformação de realidades. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |