Papel da estimulação essencial para o desenvolvimento cognitivo de bebês com síndrome de Down
Resumo
O presente artigo monográfico tem como objetivo realizar uma revisão da literatura
acerca do papel da Estimulação Essencial para o desenvolvimento cognitivo de bebês com
síndrome de Down.
O estudo aborda três aspectos para contemplar o referido objetivo: o primeiro relata a
teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget e seus colaboradores para que se
compreenda o desenvolvimento global de uma criança no período de, em média, zero a três
anos e onze meses de idade, cujo tempo é trabalhado na Estimulação Essencial; a segunda
abordagem decorrerá do entendimento do que é a síndrome de Down e, posteriormente a isso;
na terceira e última abordagem é apresentado um estudo teórico sobre Estimulação Essencial
e seus benefícios neste processo.
Nesta perspectiva de estudo, foi possível perceber a importância de se conhecer as
fases do período sensório-motor para que se possa respeitar o desenvolvimento cognitivo de
uma criança com síndrome de Down.
Em cada fase do desenvolvimento, a mediação da família que respeita o tempo da
criança, é uma condição essencial. Podemos, portando, dizer que a Estimulação Essencial é
mais do que ajudar a criança com síndrome de Down a atingir ao máximo de suas
potencialidades, também é preciso pensar na conveniência de um atendimento que prioriza a
reconstituição do vínculo familiar quebrado na descoberta do diagnóstico de síndrome de Down no filho recém-nascido.