Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMunhóz, Maria Alcione
dc.creatorDomingues, Renata de Marco
dc.date.accessioned2016-04-27T13:27:12Z
dc.date.available2016-04-27T13:27:12Z
dc.date.issued2007-12-01
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1525
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe aim of this article is to perform a literature review about the Essential Stimulation on the cognitive development of Down syndrome babies. The study makes an approach of three different aspects to contemplate the referred objective. The first one, mentions the cognitive development theory of Jean Piaget and his collaborators so that one can understand the global development of a child usually aged from zero to three year and eleven months which period is worked in the Essential Stimulation. The second approach deals with the understanding of what is the Down syndrome and, lately in the third and last approach a theoretical study about the Essential Stimulation and its benefits in the childish development process of children with Down syndrome is presented. In this study perspective it was possible to perceive the importance of knowing the phases of the sensorial and motor development period to respect the cognitive development of a Down syndrome child. In each development phase the family mediation, when respected the child timing, is an essential condition. In this way, we can, therefore, say that the Essential Stimulation is far more than helping the Down child to reach the maximum of its potentialities but, it is also necessary to think in the appropriateness of an specialized care which can emphasize the reconstruction of the familiar link that was broken while the discovery of the Down syndrome diagnose in the newborn child.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectSíndrome de Downpor
dc.subjectEstimulação essencialpor
dc.titlePapel da estimulação essencial para o desenvolvimento cognitivo de bebês com síndrome de Downpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo monográfico tem como objetivo realizar uma revisão da literatura acerca do papel da Estimulação Essencial para o desenvolvimento cognitivo de bebês com síndrome de Down. O estudo aborda três aspectos para contemplar o referido objetivo: o primeiro relata a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget e seus colaboradores para que se compreenda o desenvolvimento global de uma criança no período de, em média, zero a três anos e onze meses de idade, cujo tempo é trabalhado na Estimulação Essencial; a segunda abordagem decorrerá do entendimento do que é a síndrome de Down e, posteriormente a isso; na terceira e última abordagem é apresentado um estudo teórico sobre Estimulação Essencial e seus benefícios neste processo. Nesta perspectiva de estudo, foi possível perceber a importância de se conhecer as fases do período sensório-motor para que se possa respeitar o desenvolvimento cognitivo de uma criança com síndrome de Down. Em cada fase do desenvolvimento, a mediação da família que respeita o tempo da criança, é uma condição essencial. Podemos, portando, dizer que a Estimulação Essencial é mais do que ajudar a criança com síndrome de Down a atingir ao máximo de suas potencialidades, também é preciso pensar na conveniência de um atendimento que prioriza a reconstituição do vínculo familiar quebrado na descoberta do diagnóstico de síndrome de Down no filho recém-nascido.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Especial - EaD [20]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial- EaD

Mostrar registro simples