dc.contributor.advisor | Bulegon, Ana Marli | |
dc.creator | Secretti, Catia | |
dc.date.accessioned | 2019-01-09T10:37:30Z | |
dc.date.available | 2019-01-09T10:37:30Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15252 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | Statistical education is growing more and more through research and studies, knowing how to get it and how to understand it is fundamental for any individual. Therefore, a qualitative research was carried out with case study characteristics, with students from the 9th grade of Elementary School of a public school in the interior of Nova Palma / RS. This research was developed with the objective of investigating contributions in the use of electronic spreadsheets as a teaching tool in the learning of Statistics. Initially a pre-test was applied containing two questions that involved graphic interpretation and analysis of results. Next, the statistical process steps and segment graphs were presented. Following this, students explored some basic Excel spreadsheet commands for chart and chart construction, and developed two activities, one for light bill and the other for soybeans over the past twelve months. From this research it was verified that the use of spreadsheets, can provide students with a differentiated pedagogical practice, helping in the understanding of statistics. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Estatística | por |
dc.subject | Tecnologias digitais | por |
dc.subject | Gráficos | por |
dc.subject | Excel | por |
dc.subject | Statistic | eng |
dc.subject | Digital technologies | eng |
dc.subject | Graphics | eng |
dc.title | A utilização de planilhas eletrônicas no ensino de estatística | por |
dc.title.alternative | The use of eletronic shedules in statistical teaching | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A educação estatística está crescendo cada dia mais através de pesquisas e estudos, saber como obtê-las e como entendê-las é fundamental para qualquer indivíduo. Diante disso, buscou-se realizar uma pesquisa qualitativa com características de estudo de caso, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de Nova Palma/RS. Esta pesquisa foi desenvolvida tendo como objetivo investigar contribuições no uso de planilhas eletrônicas como ferramenta de ensino na aprendizagem de Estatística. Inicialmente foi aplicado um pré-teste contendo duas questões que envolviam interpretação gráfica e análise de resultados. A seguir, foram apresentadas as etapas do processo estatístico e gráficos de segmentos. Na sequência, os alunos exploraram alguns comandos básicos da planilha Excel para construção de tabelas e gráficos, e desenvolveram duas atividades, uma referente a conta de luz e outra ao preço da soja nos últimos doze meses. A partir dessa pesquisa constatou-se que a utilização de planilhas eletrônicas, pode proporcionar aos alunos uma prática pedagógica diferenciada, auxiliando na compreensão de estatística. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |