TIC e literatura infantil: desafios da prática pedagógica na era digital
Abstract
Este trabalho busca refletir se e em que medida há desafios na implementação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na organização pedagógica de professores de Literatura, mais especificamente de doutorandas em Letras Literatura. Além disso, pensar sobre a formação/capacitação docente, principalmente no que diz respeito ao ensino de Literatura Infantil. O ato de muitos professores insistirem na manutenção do ensino tradicional pode não promover um ensino-aprendizagem de qualidade, uma vez que os avanços tecnológicos mudaram a forma de ser, de agir e de pensar da sociedade. Ao atentar para tais ideias, foi proposto o auxílio de duas pós-graduandas, que estavam passando pela experiência de Docência orientada, na disciplina de Literatura Infantil, do Curso de Pedagogia da UFSM, na utilização de TIC para o ensino-aprendizado de Literatura. Utilizou-se abordagem qualitativa descritiva, caracterizando-se como estudo de caso e pesquisa-ação. Ao término dessa etapa, foi realizada a reflexão sobre as experiências de utilizar as TIC na prática docente, por meio do Relatório de docência escrito pelas doutorandas. Nesse foi avaliado se os recursos auxiliaram-nas a atingir o objetivo, a finalidade pretendida e se despertou nos alunos o interesse pelo conteúdo, contribuindo para o aprendizado. A partir da análise dos relatórios, percebeu-se que aprender como aplicar as TIC em sala de aula e usá-las é importante, mesmo que existam pontos negativos, tais como: não funcionamento de equipamentos (projetor, caixas de som), incompatibilidade entre softwares, mudanças no layout do Prezi. A fundamentação deste trabalho baseou-se nos pensamentos de alguns teóricos que defendem o uso das TIC em sala de aula e reflexões sobre a formação docente.
Collections
The following license files are associated with this item: