Representações docentes: o olhar para o aluno com necessidades educacionais especiais
Resumo
A presente pesquisa volta-se para as representações docentes em relação
ao aluno com necessidades educacionais especiais. A questão central de tal
análise situa-se em torno da sua identificação a fim de investigar quais
imagens, enunciados estão associadas ao processo e como tais
representações foram construídas no contexto das práticas e vivências dos
sujeitos e no âmbito da Educação Especial. De acordo com isso são
apresentadas às perspectivas de análise, em consonância com o
posicionamento teórico advindo do campo dos Estudos Culturais em
educação, em sua vertente pós-estruturalista. Os encaminhamentos
metodológicos para a análise de tal tema constituem-se numa
conversa/entrevista com os professores que atuam junto a alunos com NEEs
nos diferentes níveis de ensino, bem como através dos apontamentos
realizados durante as observações diretas. Ao pensar sobre os olhares
docentes destaco um conjunto de representações que se estabelece a partir
da díade normal x anormal e que acaba por constituir e consolidar
determinadas práticas discursivas. Destaco que todo debate sobre Educação
Especial deve partir de um questionamento sobre as políticas e práticas de
enunciação e representação ancoradas em tais propostas.