Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMenezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.creatorNardin, Ana Claudia de
dc.date.accessioned2016-04-27T13:37:54Z
dc.date.available2016-04-27T13:37:54Z
dc.date.issued2007-12
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1526
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007.por
dc.description.abstractThis research is focused on the teacher’s representations in relation to the student with special education needs. The central question of this analysis is around its identification in order to investigate what images and listed are associated with the process and how such representations were constructed in the context of the practices and experiences of the subjects in the scope of the Special Education. According to this are presented the analysis’ prospects, in line with the theoretical position in consequence of the cultural studies in education’s field, in its aspect post structuralism. The methodology routing of the analysis of this issue is in a conversation/interview with the teachers that work together with the students with SENs (Special Education Needs) in different levels of education, and through the notes made during the directs observations. Thinking about their teachers looks, the highlight is a set of representations that is established from normal x abnormal pars that constitute certain discursive practices. I highlight that all debate about Special Education must begin from a questioning about the politics and practices of enunciations and representations based on the proposals.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDiferençaspor
dc.subjectPráticas docentespor
dc.titleRepresentações docentes: o olhar para o aluno com necessidades educacionais especiaispor
dc.title.alternativeTeacher’s representations: the look for the students with special education needs.eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa volta-se para as representações docentes em relação ao aluno com necessidades educacionais especiais. A questão central de tal análise situa-se em torno da sua identificação a fim de investigar quais imagens, enunciados estão associadas ao processo e como tais representações foram construídas no contexto das práticas e vivências dos sujeitos e no âmbito da Educação Especial. De acordo com isso são apresentadas às perspectivas de análise, em consonância com o posicionamento teórico advindo do campo dos Estudos Culturais em educação, em sua vertente pós-estruturalista. Os encaminhamentos metodológicos para a análise de tal tema constituem-se numa conversa/entrevista com os professores que atuam junto a alunos com NEEs nos diferentes níveis de ensino, bem como através dos apontamentos realizados durante as observações diretas. Ao pensar sobre os olhares docentes destaco um conjunto de representações que se estabelece a partir da díade normal x anormal e que acaba por constituir e consolidar determinadas práticas discursivas. Destaco que todo debate sobre Educação Especial deve partir de um questionamento sobre as políticas e práticas de enunciação e representação ancoradas em tais propostas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Especial - EaD [20]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial- EaD

Mostrar registro simples