dc.contributor.advisor | Menezes, Eliana da Costa Pereira de | |
dc.creator | Nardin, Ana Claudia de | |
dc.date.accessioned | 2016-04-27T13:37:54Z | |
dc.date.available | 2016-04-27T13:37:54Z | |
dc.date.issued | 2007-12 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1526 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | This research is focused on the teacher’s representations in relation to the
student with special education needs. The central question of this analysis is
around its identification in order to investigate what images and listed are
associated with the process and how such representations were constructed
in the context of the practices and experiences of the subjects in the scope of
the Special Education. According to this are presented the analysis’
prospects, in line with the theoretical position in consequence of the cultural
studies in education’s field, in its aspect post structuralism. The methodology
routing of the analysis of this issue is in a conversation/interview with the
teachers that work together with the students with SENs (Special Education
Needs) in different levels of education, and through the notes made during the
directs observations. Thinking about their teachers looks, the highlight is a set
of representations that is established from normal x abnormal pars that
constitute certain discursive practices. I highlight that all debate about Special
Education must begin from a questioning about the politics and practices of
enunciations and representations based on the proposals. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Representações | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Diferenças | por |
dc.subject | Práticas docentes | por |
dc.title | Representações docentes: o olhar para o aluno com necessidades educacionais especiais | por |
dc.title.alternative | Teacher’s representations: the look for the students with special education needs. | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa volta-se para as representações docentes em relação
ao aluno com necessidades educacionais especiais. A questão central de tal
análise situa-se em torno da sua identificação a fim de investigar quais
imagens, enunciados estão associadas ao processo e como tais
representações foram construídas no contexto das práticas e vivências dos
sujeitos e no âmbito da Educação Especial. De acordo com isso são
apresentadas às perspectivas de análise, em consonância com o
posicionamento teórico advindo do campo dos Estudos Culturais em
educação, em sua vertente pós-estruturalista. Os encaminhamentos
metodológicos para a análise de tal tema constituem-se numa
conversa/entrevista com os professores que atuam junto a alunos com NEEs
nos diferentes níveis de ensino, bem como através dos apontamentos
realizados durante as observações diretas. Ao pensar sobre os olhares
docentes destaco um conjunto de representações que se estabelece a partir
da díade normal x anormal e que acaba por constituir e consolidar
determinadas práticas discursivas. Destaco que todo debate sobre Educação
Especial deve partir de um questionamento sobre as políticas e práticas de
enunciação e representação ancoradas em tais propostas. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |