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dc.contributor.advisorDornelles Júnior, Arthur Coelho
dc.creatorHeringer, Vera Lúcia
dc.date.accessioned2019-01-09T14:57:16Z
dc.date.available2019-01-09T14:57:16Z
dc.date.issued2015-12-15
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15276
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis paper discusses the development and importance of the Institutional Program Initiation Scholarships to Teaching of Social Sciences Degree (PIBID - Social Sciences), a project developed at the Federal University of Santa Maria (UFSM) in partnership with the State College Coronel Pilar City Santa Maria - RS. The PIBID Social Sciences was established in 2014 having two guiding teachers within the university, tutors that academic help in school and 21 students of the degree in Social Sciences that fall into three schools in the municipality of Santa Maria in Rio Grande do South. This project was divided into three major themes: Race and Ethnicity, Gender and Sexuality and Gender and Labor. The team working in the studied school is made up of two teachers and nine students. The research took place in a qualitative way, where questionnaires were applied to the participants of the project teachers and the school board, so as to get the importance and potential advantages that this has in the teaching and learning process. Thus, it became clear that changing the graduating process was modified and tends to evolve further with PIBID project.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)por
dc.subjectCiências sociaispor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectImplementaçãopor
dc.subjectSocial scienceseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectImplementationeng
dc.titleA importância de outras formas de ensinar e aprender: a criação e o desenvolvimento do projeto PIBID Ciências Sociais Licenciatura UFSM na Escola Coronel Pilarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Sociologia no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho abordará o desenvolvimento e importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência das Ciências Sociais Licenciatura (PIBID - Ciências Sociais), projeto desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com o Colégio Estadual Coronel Pilar da cidade de Santa Maria - RS. O PIBID Ciências Sociais foi criado em 2014 possuindo dois professores orientadores dentro da universidade, professores tutores que auxiliam os acadêmicos na escola e também 21 acadêmicos da licenciatura em Ciências Sociais que se dividem em três escolas do Município de Santa Maria no Estado do Rio Grande do Sul. Este projeto foi divido em três grandes eixos temáticos: Raça e Etnia, Gênero e Sexualidade e Gênero e Trabalho. A equipe que atua na escola estudada é composta de duas professoras e nove acadêmicos. A pesquisa deu-se de forma qualitativa, onde foram aplicados questionários aos professores participantes do projeto e a direção da escola, para assim buscar a importância e possíveis diferenciais que este possui no processo de ensino e aprendizagem. Assim, evidenciou-se que a mudança do processo de licenciar-se se modificou e tende a evoluir ainda mais com o projeto PIBID.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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