dc.contributor.advisor | Koff, Lucia Bernadete Fleig | |
dc.creator | Zucolotto, Janine | |
dc.date.accessioned | 2019-01-11T10:33:26Z | |
dc.date.available | 2019-01-11T10:33:26Z | |
dc.date.issued | 2015-11-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15301 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description | Título alterado para: O planejamento participativo da educação integral na concretização da gestão democrática | por |
dc.description.abstract | The Democratic Management is the initiative to open the school doors for the participation of the school community in decision making, but it is still identified as under construction. The objective of this research was to understand the relationship between the training manager with the participatory planning process. After the context of the current profile of the state public school, through the analysis of questionnaires that bring the positioning segment parents, guardians, teachers and staff on participation in the management process, we evaluate the process analyzing the daily school and the biggest problems pointed out in the context of school management. It appears that the pedagogical and administrative in a democratic management must go together, because the school body is composed of a harmonious work. And the manager should be prepared to assume the role, not only with the specific knowledge are required of it, reading the social, cultural and economic macro and micro regional, as well as sensitivity to hear the different school segments. The instruments that the manager has to contribute to their management is characterized as democratic, they are: the construction of the Pedagogic Political Project in the collective, the development of continuing education project and the class council. The manager value to those involved in the educational process, is the motivator, the encouraging, the mediator in the process of participation. The guys need to feel valued to further engage in the process. The responses to the questionnaire link the democratic management profile and the role of the school manager. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Sensibilização | por |
dc.subject | Mobilização | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Awareness | eng |
dc.subject | Mobilization | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.title | Planejamento participativo na formação integral para concretização da gestão democrática | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A Gestão Democrática é a iniciativa que abre as portas da escola para a participação da comunidade escolar na tomada de decisão, mas ainda é apontada como em construção. O objetivo desta pesquisa foi compreender a relação da formação do gestor com o processo de planejamento participativo. Após a contextualização do atual perfil da escola pública estadual, através da análise dos questionários que trazem o posicionamento do segmento pais, responsáveis, professores e funcionários sobre a participação no processo de gestão, avalia-se o processo analisando o cotidiano escolar e os maiores problemas apontados no contexto da gestão escolar. Constata-se que o pedagógico e administrativo em uma gestão democrática devem caminhar juntos, pois a instituição escolar se constitui de um trabalho harmônico. E o gestor necessita estar preparado para assumir a função, não apenas com o conhecimento específico, são exigidos do mesmo, leitura da realidade social, cultural e econômica macro e micro regional, assim como a sensibilidade para ouvir os diferentes segmentos escolares. Os instrumentos que o gestor possui que contribuem para que sua gestão seja caracterizada como democrática, são: a construção do Projeto Político Pedagógico no coletivo, a elaboração do projeto de formação continuada e o conselho de classe. O gestor ao valorizar as pessoas envolvidas no processo educativo, é o motivador, o encorajador, o mediador no processo de participação. Os sujeitos necessitam sentir-se valorizados para envolver-se ainda mais no processo. As respostas dos questionários vinculam a gestão democrática ao perfil e ao papel do gestor escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |