dc.contributor.advisor | Oliveira, Glaucimara Pires | |
dc.creator | Gomes, Darlene Ilha | |
dc.date.accessioned | 2019-01-11T11:06:36Z | |
dc.date.available | 2019-01-11T11:06:36Z | |
dc.date.issued | 2018-12-14 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15305 | |
dc.description | TCC de Graduação | por |
dc.description.abstract | This research entitled "Perceptions of Special Educators in the Literacy Process of
Students with Intellectual Disabilities", aimed to analyze the pedagogical strategies
that special educators use in the literacy process of students with intellec tual
disabilities. Theoretical background covers the following themes: Special Education
Background, Intellectual Disability, Pedagogical Strategies. In the methodology it was
used a qualitative approach, where a case study was performed and having as
instruments for collecting data a semi-structured interview. The subjects of this
research were Special Educators of the countryside of Rio Grande do Sul and who
act in Multifunctional Resource Room. As outcome, it was observed that the teachers
have their perception of literacy and pedagogical strategies that assist the students'
learning, focusing on their learning, through the playful, concrete materi als so that
they can develop highlighting their potentialities. It was concluded that the
pedagogical strategies prioritize the didactic resources in the educational practice. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Deficiência intelectual | por |
dc.subject | Estratégia pedagógica | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Intellectual disability | eng |
dc.subject | Pedagogical strategy | eng |
dc.title | Percepções de educadoras especiais no processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual | por |
dc.title.alternative | Perceptions of special educators in the process of literacy of students with intellectual disabilities | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa intitulada “Percepções de Educadoras Especiais no processo de
alfabetização de alunos com Deficiência Intelectual”, teve como objetivo analisar as
estratégias pedagógicas que educadoras especiais utilizam no processo de
alfabetização de alunos com deficiência intelectual. Como fundamentação teórica
aborda as seguintes temáticas: Histórico da Educação Especial, Deficiência
Intelectual, Estratégias Pedagógicas. Na metodologia utilizou-se abordagem
qualitativa, onde se desenvolveu um estudo de caso e tendo como instrumentos
para coleta de dados entrevista semi-estruturada. Os sujeitos da pesquisa foram
Educadoras Especiais do interior do Rio Grande do Sul e que atuam em Sala de
Recursos Multifuncional. Como resultado, observou-se que as professoras têm sua
percepção de alfabetização e de estratégias pedagógicas que subsidiam a
aprendizagem dos alunos, primando pelo aprendizado dos seus alunos, através do
lúdico, de materiais concretos para que eles consigam se desenvolver destacando
suas potencialidades. Conclui-se que as estratégias pedagógicas priorizam os
recursos didáticos na prática educativa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |