Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Glaucimara Pires
dc.creatorGomes, Darlene Ilha
dc.date.accessioned2019-01-11T11:06:36Z
dc.date.available2019-01-11T11:06:36Z
dc.date.issued2018-12-14
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15305
dc.descriptionTCC de Graduaçãopor
dc.description.abstractThis research entitled "Perceptions of Special Educators in the Literacy Process of Students with Intellectual Disabilities", aimed to analyze the pedagogical strategies that special educators use in the literacy process of students with intellec tual disabilities. Theoretical background covers the following themes: Special Education Background, Intellectual Disability, Pedagogical Strategies. In the methodology it was used a qualitative approach, where a case study was performed and having as instruments for collecting data a semi-structured interview. The subjects of this research were Special Educators of the countryside of Rio Grande do Sul and who act in Multifunctional Resource Room. As outcome, it was observed that the teachers have their perception of literacy and pedagogical strategies that assist the students' learning, focusing on their learning, through the playful, concrete materi als so that they can develop highlighting their potentialities. It was concluded that the pedagogical strategies prioritize the didactic resources in the educational practice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.subjectEstratégia pedagógicapor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectIntellectual disabilityeng
dc.subjectPedagogical strategyeng
dc.titlePercepções de educadoras especiais no processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectualpor
dc.title.alternativePerceptions of special educators in the process of literacy of students with intellectual disabilitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial Noturnopor
dc.description.resumoEsta pesquisa intitulada “Percepções de Educadoras Especiais no processo de alfabetização de alunos com Deficiência Intelectual”, teve como objetivo analisar as estratégias pedagógicas que educadoras especiais utilizam no processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual. Como fundamentação teórica aborda as seguintes temáticas: Histórico da Educação Especial, Deficiência Intelectual, Estratégias Pedagógicas. Na metodologia utilizou-se abordagem qualitativa, onde se desenvolveu um estudo de caso e tendo como instrumentos para coleta de dados entrevista semi-estruturada. Os sujeitos da pesquisa foram Educadoras Especiais do interior do Rio Grande do Sul e que atuam em Sala de Recursos Multifuncional. Como resultado, observou-se que as professoras têm sua percepção de alfabetização e de estratégias pedagógicas que subsidiam a aprendizagem dos alunos, primando pelo aprendizado dos seus alunos, através do lúdico, de materiais concretos para que eles consigam se desenvolver destacando suas potencialidades. Conclui-se que as estratégias pedagógicas priorizam os recursos didáticos na prática educativa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Embargado
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Embargado