Aspectos do trabalho pedagógico em creches e pré-escolas como ferramenta de gestão educacional – uma visão construtivista
Resumo
O homem está continuamente aprendendo e se desenvolvendo. Desde muito pequenas, as
crianças aprendem sobre o mundo fazendo perguntas e procurando respostas às suas
indagações e questões. A gestão escolar deve considerar que um bom planejamento das
atividades educativas favorece a formação de competências para a criança aprender a cuidar
de si. A forma como aprendem é fundamental para que pais e professores possam
proporcionar e aproveitar as oportunidades para a aprendizagem, desde a escola de educação
infantil até o ensino fundamental. Esse processo se inicia antes do nascimento e só acaba com
a morte. O uso que fazemos do nosso corpo, a habilidade de usá-lo para diferentes fins, é
bastante aperfeiçoada com as aprendizagens que vão acontecendo pela vida afora. Como
estamos nos referindo aos diversos aspectos do desenvolvimento, é bom esclarecer quais são
eles e em que eles consistem. De um modo geral, fala-se em três aspectos: afetivo, psicomotor
e cognitivo. O tema ASPECTOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM CRECHES E PRÉ-
ESCOLAS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EDUCACIONAL - UMA VISÃO
CONSTRUTIVISTA de acordo com a legislação em vigor oferece uma analogia quanto a
responsabilidade de relacionar esse ideário ao projeto pedagógico da SME. O objetivo
principal da pesquisa sobre a proposta pedagógica da educação infantil, foi o de relacionar um
conceito de qualidade do atendimento nas instituições que atendem crianças até 6 anos de
idade, em Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, através das
creches, bem como, oferecer um programa estrutural educacional que assegure o
desenvolvimento, aprendizagem e bem-estar das crianças atendidas. Seguindo essa
consonância, com a Política Municipal de Educação Infantil da Secretaria Municipal de
Educação de Fortaleza, a Proposta Pedagógica de Educação Infantil, o presente trabalho busca
estruturar uma metodologia baseada na abordagem qualitativa de caráter bibliográfico que
pudesse contribuir para explicitar o trabalho pedagógico nas creches e pré-creches (0 a 6
anos). Coerente com essa concepção de criança, o texto adotou os princípios da abordagem
construtivista de desenvolvimento humano, segundo a qual o conhecimento é construído pelo
sujeito através das interações que este estabelece com o seu meio físico e social. Tal acepção é
contrária às idéias defensoras de que o conhecimento é inato (inatismo) ou transmitido pelo
outro (empirismo), já que ambas delegam um papel passivo ao sujeito em relação ao seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]