Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFontana, Hugo Antonio
dc.creatorDuarte, Ana Cristina Teles
dc.date.accessioned2016-04-27T14:25:48Z
dc.date.available2016-04-27T14:25:48Z
dc.date.issued2009-12-11
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1531
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe man is continually learning and growing. Since very young children learn about the world asking questions and seeking answers to their questions and issues. The school management should consider that a good planning of educational activities favors the formation of skills for the child to learn to take care of themselves. The way to learn is crucial for parents and teachers can provide and the opportunities for learning, from primary school, elementary school. This process begins before birth and ends only with death. Our use of our body, the ability to use it for different purposes, is much improved with the learning that may occur throughout life. As we are referring to different aspects of development, we wish to clarify what they are and what they consist. In general, speaking on three aspects: affective, psychomotor and cognitive. The theme ASPECTS OF THE PEDAGOGIC WORK IN DAYCARE AND PRE SCHOOLS AS A TOOL OF MANAGEMENT EDUCATION – A CONSTRUCTIVIST PERSPECTIVE, according to the legislation offers an analogy as a responsibility to relate these ideas to the project's pedagogical EMS. The main objective of the research on the pedagogical model of early childhood education was to relate the concept of quality of care in institutions that serve children under 6 years of age in Fortaleza, through the Municipal Education Fortaleza, through day care centers, and offer a structural educational program to ensure the development, learning and well-being of children served. Following this line with the Municipal Education Policy Children's Municipal Education of Fortaleza, the Pedagogical Plan Early Childhood Education, this paper seeks to design a methodology that could contribute to explain the pedagogical work in childcare and prenursery (0 to 6 years). Consistent with this conception of the child, the text adopted the principles of the constructivist approach to human development, according to which knowledge is constructed by the subject through the interactions it establishes with its physical and social environment. This meaning is contrary to the ideas of advocates that knowledge is innate (inactive) or forwarded by another (empiricism), as both a delegate to the subject passive role in relation to their development and learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectEducação construtivistapor
dc.titleAspectos do trabalho pedagógico em creches e pré-escolas como ferramenta de gestão educacional – uma visão construtivistapor
dc.title.alternativeAspects of the pedagogic work in daycare and pre schools as a tool of management education - a constructivist perpectiveeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO homem está continuamente aprendendo e se desenvolvendo. Desde muito pequenas, as crianças aprendem sobre o mundo fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões. A gestão escolar deve considerar que um bom planejamento das atividades educativas favorece a formação de competências para a criança aprender a cuidar de si. A forma como aprendem é fundamental para que pais e professores possam proporcionar e aproveitar as oportunidades para a aprendizagem, desde a escola de educação infantil até o ensino fundamental. Esse processo se inicia antes do nascimento e só acaba com a morte. O uso que fazemos do nosso corpo, a habilidade de usá-lo para diferentes fins, é bastante aperfeiçoada com as aprendizagens que vão acontecendo pela vida afora. Como estamos nos referindo aos diversos aspectos do desenvolvimento, é bom esclarecer quais são eles e em que eles consistem. De um modo geral, fala-se em três aspectos: afetivo, psicomotor e cognitivo. O tema ASPECTOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM CRECHES E PRÉ- ESCOLAS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EDUCACIONAL - UMA VISÃO CONSTRUTIVISTA de acordo com a legislação em vigor oferece uma analogia quanto a responsabilidade de relacionar esse ideário ao projeto pedagógico da SME. O objetivo principal da pesquisa sobre a proposta pedagógica da educação infantil, foi o de relacionar um conceito de qualidade do atendimento nas instituições que atendem crianças até 6 anos de idade, em Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, através das creches, bem como, oferecer um programa estrutural educacional que assegure o desenvolvimento, aprendizagem e bem-estar das crianças atendidas. Seguindo essa consonância, com a Política Municipal de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, a Proposta Pedagógica de Educação Infantil, o presente trabalho busca estruturar uma metodologia baseada na abordagem qualitativa de caráter bibliográfico que pudesse contribuir para explicitar o trabalho pedagógico nas creches e pré-creches (0 a 6 anos). Coerente com essa concepção de criança, o texto adotou os princípios da abordagem construtivista de desenvolvimento humano, segundo a qual o conhecimento é construído pelo sujeito através das interações que este estabelece com o seu meio físico e social. Tal acepção é contrária às idéias defensoras de que o conhecimento é inato (inatismo) ou transmitido pelo outro (empirismo), já que ambas delegam um papel passivo ao sujeito em relação ao seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples