dc.contributor.advisor | Fontana, Hugo Antonio | |
dc.creator | Duarte, Ana Cristina Teles | |
dc.date.accessioned | 2016-04-27T14:25:48Z | |
dc.date.available | 2016-04-27T14:25:48Z | |
dc.date.issued | 2009-12-11 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1531 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The man is continually learning and growing. Since very young children learn about the world
asking questions and seeking answers to their questions and issues. The school management
should consider that a good planning of educational activities favors the formation of skills
for the child to learn to take care of themselves. The way to learn is crucial for parents and
teachers can provide and the opportunities for learning, from primary school, elementary
school. This process begins before birth and ends only with death. Our use of our body, the
ability to use it for different purposes, is much improved with the learning that may occur
throughout life. As we are referring to different aspects of development, we wish to clarify
what they are and what they consist. In general, speaking on three aspects: affective,
psychomotor and cognitive. The theme ASPECTS OF THE PEDAGOGIC WORK IN
DAYCARE AND PRE SCHOOLS AS A TOOL OF MANAGEMENT EDUCATION – A
CONSTRUCTIVIST PERSPECTIVE, according to the legislation offers an analogy as a
responsibility to relate these ideas to the project's pedagogical EMS. The main objective of
the research on the pedagogical model of early childhood education was to relate the concept
of quality of care in institutions that serve children under 6 years of age in Fortaleza, through
the Municipal Education Fortaleza, through day care centers, and offer a structural
educational program to ensure the development, learning and well-being of children served.
Following this line with the Municipal Education Policy Children's Municipal Education of
Fortaleza, the Pedagogical Plan Early Childhood Education, this paper seeks to design a
methodology that could contribute to explain the pedagogical work in childcare and prenursery
(0 to 6 years). Consistent with this conception of the child, the text adopted the
principles of the constructivist approach to human development, according to which
knowledge is constructed by the subject through the interactions it establishes with its
physical and social environment. This meaning is contrary to the ideas of advocates that
knowledge is innate (inactive) or forwarded by another (empiricism), as both a delegate to the subject passive role in relation to their development and learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Educação construtivista | por |
dc.title | Aspectos do trabalho pedagógico em creches e pré-escolas como ferramenta de gestão educacional – uma visão construtivista | por |
dc.title.alternative | Aspects of the pedagogic work in daycare and pre schools as a tool of management education - a constructivist perpective | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O homem está continuamente aprendendo e se desenvolvendo. Desde muito pequenas, as
crianças aprendem sobre o mundo fazendo perguntas e procurando respostas às suas
indagações e questões. A gestão escolar deve considerar que um bom planejamento das
atividades educativas favorece a formação de competências para a criança aprender a cuidar
de si. A forma como aprendem é fundamental para que pais e professores possam
proporcionar e aproveitar as oportunidades para a aprendizagem, desde a escola de educação
infantil até o ensino fundamental. Esse processo se inicia antes do nascimento e só acaba com
a morte. O uso que fazemos do nosso corpo, a habilidade de usá-lo para diferentes fins, é
bastante aperfeiçoada com as aprendizagens que vão acontecendo pela vida afora. Como
estamos nos referindo aos diversos aspectos do desenvolvimento, é bom esclarecer quais são
eles e em que eles consistem. De um modo geral, fala-se em três aspectos: afetivo, psicomotor
e cognitivo. O tema ASPECTOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM CRECHES E PRÉ-
ESCOLAS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EDUCACIONAL - UMA VISÃO
CONSTRUTIVISTA de acordo com a legislação em vigor oferece uma analogia quanto a
responsabilidade de relacionar esse ideário ao projeto pedagógico da SME. O objetivo
principal da pesquisa sobre a proposta pedagógica da educação infantil, foi o de relacionar um
conceito de qualidade do atendimento nas instituições que atendem crianças até 6 anos de
idade, em Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, através das
creches, bem como, oferecer um programa estrutural educacional que assegure o
desenvolvimento, aprendizagem e bem-estar das crianças atendidas. Seguindo essa
consonância, com a Política Municipal de Educação Infantil da Secretaria Municipal de
Educação de Fortaleza, a Proposta Pedagógica de Educação Infantil, o presente trabalho busca
estruturar uma metodologia baseada na abordagem qualitativa de caráter bibliográfico que
pudesse contribuir para explicitar o trabalho pedagógico nas creches e pré-creches (0 a 6
anos). Coerente com essa concepção de criança, o texto adotou os princípios da abordagem
construtivista de desenvolvimento humano, segundo a qual o conhecimento é construído pelo
sujeito através das interações que este estabelece com o seu meio físico e social. Tal acepção é
contrária às idéias defensoras de que o conhecimento é inato (inatismo) ou transmitido pelo
outro (empirismo), já que ambas delegam um papel passivo ao sujeito em relação ao seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |