Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaggio, José Eduardo
dc.creatorSchneider, Cristiano
dc.date.accessioned2019-01-11T13:47:45Z
dc.date.available2019-01-11T13:47:45Z
dc.date.issued2017-06-23
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15318
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe growing use of mobile devices, applications with specific functionalities are developed for this type of platform. Such applications should have a friendly, user-friendly interface. In this context, the present article addresses the Virtual Learning Environments for Mobile Devices, with emphasis on the usability evaluation of the Moodle Mobile Application (M-learning Moodle) for the Android Mobile Operating System platform. The results were obtained through a quantitative survey, classified as a survey, in a particular Private Education Institution, located in the city of Novo Hamburgo - Sinos Valley Region. The selected target audience for the statistical data collection included final students of the Technical Course in Computer Science. To evaluate the usability of the Moodle Mobile application, the System Usability Scale (SUS) was used. The result of the usability evaluation of the Moodle application Moodle, presented the Score of 84.69 points, demonstrating that Moodle Mobile meets the main usability criteria, such as ease of learning, efficiency and user satisfaction.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDispositivos móveispor
dc.subjectUsabilidadepor
dc.subjectMoodle mobileeng
dc.subjectSystem usability scaleeng
dc.subjectMobile deviceseng
dc.subjectUsabilityeng
dc.titleMoodle Mobile (M-learning Moodle) avaliação de usabilidade com o uso do SUS - System Usability Scalepor
dc.title.alternative"MOODLE MOBILE (M-learning moodle): usability evaluation using SUS - System Usability Scale"eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEm razão da crescente utilização de dispositivos móveis, aplicativos com funcionalidades específicas são desenvolvidos para este tipo de plataforma. Tais aplicativos devem apresentar uma interface amigável e de fácil utilização. Nesse contexto, o presente artigo aborda os Ambientes Virtuais de Aprendizagem para Dispositivos Móveis, com ênfase na avaliação de usabilidade do Aplicativo Moodle Mobile (M-learning Moodle) para a plataforma de Sistema Operacional móvel Android. Os resultados foram obtidos através de uma pesquisa quantitativa, classificada como levantamento, em determinada Instituição de Ensino Privado, localizada na cidade de Novo Hamburgo - Região do Vale dos Sinos. O público-alvo selecionado para o levantamento dos dados estatísticos contemplou alunos concluintes do Curso Técnico em Informática. Para avaliar a usabilidade do aplicativo Moodle Mobile, foi utilizado o sistema SUS (System Usability Scale). O resultado da avaliação de usabilidade do aplicativo Mlearning Moodle, apresentou a pontuação (Score) de 84,69 pontos, demonstrando que o Moodle Mobile atende os principais critérios de usabilidade, como facilidade de aprendizagem, eficiência e satisfação do usuário.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto