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dc.contributor.advisorPavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.creatorSilva, Mariane Carloto da
dc.date.accessioned2019-01-14T10:54:17Z
dc.date.available2019-01-14T10:54:17Z
dc.date.issued2018-12-03
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15326
dc.descriptionTCC de Graduaçãopor
dc.description.abstractThe development of this study is linked to the discipline of Professional Research Project to elaborate the Course Completion Work, which has Higher Education as a locus of formation and performance of the Special Educator. The general objective was to know the impacts of the implementation of the National Policy on Special Education in the perspective of Inclusive Education (PNEEPEI) in the special education courses of the Federal University of Santa Maria (UFSM) and the Federal University of São Carlos (UFSCar), totaling four courses and focusing on the performance of the Special Educator in Higher Education. For this, a qualitative, exploratory and documentary research was carried out. Data were collected through an open questionnaire directed to the three coordinators of the Special Education Degree (Nighttime, Daytime, EAD) courses at the UFSM and the analysis of the Political Project Pedagogical (PPP) and Menu of the four courses. Results indicate the urgency of Special Educator training projects that have Higher Education as a field of activity, presenting training components to qualify the Special Educators training to work in Higher Education. It is concluded that it is necessary to strengthen the process of reflections on curricular structures in the Special Education Undergraduate courses, considering the training needs for the Special Educator in the Higher Education, so that, in addition to the admission of public target students in universities, there may also be recognition of the importance of the professional trained in the spaces of universities for the developm ent of care and planning of actions that favor learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectEducador especialpor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectSpecial educatoreng
dc.subjectCurriculumeng
dc.titleAtuação do educador especial no ensino superior: reflexões sobre a formação inicialpor
dc.title.alternativeSpecial educator activities in higher education: reflections on initial trainingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial Noturnopor
dc.description.resumoO desenvolvimento deste estudo está vinculado à disciplina Projeto de Pesquisa Profissional, para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, tendo o Ensino Superior como lócus de formação e atuação do Educador Especial. O objetivo geral foi conhecer os impactos da implementação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) nos cursos de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), totalizando quatro cursos e direcionando o olhar para a atuação do Educador Especial no Ensino Superior. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental. Os dados foram coletados por meio de questionário aberto direcionado aos três coordenadores dos cursos de Licenciatura em Educação Especial (Noturno, diurno, EAD) na UFSM e análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e Ementa dos quatro cursos. Os resultados indicam a urgência de projetos de formação de Educadores Especiais que tenham o Ensino Superior como um campo de atuação, apresentando componentes formativos para qualificar a formação dos Educadores Especiais para atuar no Ensino Superior. Conclui-se que se faz necessário fortalecer o processo de reflexões sobre as estruturas curriculares nos cursos de Licenciatura em Educação Especial, considerando as necessidades formativas para a atuação do Educador Especial no Ensino Superior, para que, além de haver o ingresso de estudantes público-alvo nas universidades, possa haver também o reconhecimento da importância do profissional formado nos espaços das universidades para o desenvolvimento do atendimento e planejamento de ações que favoreçam a aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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