A influência dos mitos na educação de alunos cegos: percepções de professores e familiar
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Data
2018-12-10Autor
Rocha, Lísias de Freitas Ribas da
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O ser humano é constituído por experiências e relações sociais estabelecidas ao
longo de seu percurso junto ao seu grupo, assim, a influência de determinados
padrões que acaba regendo a sociedade, manifesta-seatravés das interações entre
os indivíduos, sendo que, estigmas e mitos tornam-se influenciadores quando
manifestados pelos grupos. O objetivo dessa pesquisa é analisar como os
professores e o familiar percebem a influência dos mitos na educação de alunos
cegos. O presente estudo será apresentado através de uma abordagem qualitativa,
com pesquisa de campo. Os participantes dessa pesquisa foram familiares e
professores de cinco alunos cegos do ensino fundamental de duas escolas
municipais de Santa Maria/RS e busca compreender como os mitos influenciam a
educação dos alunos em uma perspectiva mais ampla, podendo ser essa influência
em seu desempenho escolar como também em interações sociais. Para tanto, foi
aplicado como instrumento de pesquisa um roteiro de entrevista semiestruturado
com responsáveis e professores. Sendo assim, entende-se que mitos existem e
suas influências ainda permanecem presentes, mesmo que sutilmente, através das
barreiras atitudinais o modo como a sociedade age em relação à pessoa cega e
como esta ação pode interferir no desenvolvimento do aluno, podendo causar danos
em sua fase adulta impossibilitando-o de ter uma vida independente e autônoma.
Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com a área, trazendo dados que
esclareçam aqueles que ainda possuem algum receio quanto à condição da pessoa
com deficiência visual.
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