Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Josefa Lídia Costa
dc.creatorRocha, Lísias de Freitas Ribas da
dc.date.accessioned2019-01-14T10:57:58Z
dc.date.available2019-01-14T10:57:58Z
dc.date.issued2018-12-10
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15328
dc.descriptionTCC de Graduaçãopor
dc.description.abstractThe human being is constituted by experiences and social relations established along its path with its group, therefore, the influence of certain patterns that end up ruling the society, manifests itself through interactions between individuals, thus, the stigmas and myths became influences when manifestedby groups. The objective of this research is to analyze how the teachers and the family perceive the influence of myths in visually impaired students. For this study was chosen a qualitative language, with field research. The participants of this research were relatives and teachers of five visually impaired students of two municipal elementary schools of Santa Maria/RS. This study sought to understand how the myths influence the education of students in a broader perspective, maybe this influence in their school performance as well as on social interactions. For this purpose, an interview script was applied as an instrument semistructured with responsible and teachers. Thus, it is understood that myths exist and its influence still remain present, even though subtly, through attitudinal barriers the way how the society act in relation to the visually impaired person and how this action can interfere in the student development, being able to cause damage in their adulthood making impossible to have a independent and an autonomous life. It is expected that this research could contribute with the area, bringing information thatclarifies those who still have some apprehension about the visually impaired person condition.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectMitospor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectVisual impairmenteng
dc.subjectMythseng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.titleA influência dos mitos na educação de alunos cegos: percepções de professores e familiarpor
dc.title.alternativeThe influence of myths in the education of blind students: teachers and family perceptionseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial Noturnopor
dc.description.resumoO ser humano é constituído por experiências e relações sociais estabelecidas ao longo de seu percurso junto ao seu grupo, assim, a influência de determinados padrões que acaba regendo a sociedade, manifesta-seatravés das interações entre os indivíduos, sendo que, estigmas e mitos tornam-se influenciadores quando manifestados pelos grupos. O objetivo dessa pesquisa é analisar como os professores e o familiar percebem a influência dos mitos na educação de alunos cegos. O presente estudo será apresentado através de uma abordagem qualitativa, com pesquisa de campo. Os participantes dessa pesquisa foram familiares e professores de cinco alunos cegos do ensino fundamental de duas escolas municipais de Santa Maria/RS e busca compreender como os mitos influenciam a educação dos alunos em uma perspectiva mais ampla, podendo ser essa influência em seu desempenho escolar como também em interações sociais. Para tanto, foi aplicado como instrumento de pesquisa um roteiro de entrevista semiestruturado com responsáveis e professores. Sendo assim, entende-se que mitos existem e suas influências ainda permanecem presentes, mesmo que sutilmente, através das barreiras atitudinais o modo como a sociedade age em relação à pessoa cega e como esta ação pode interferir no desenvolvimento do aluno, podendo causar danos em sua fase adulta impossibilitando-o de ter uma vida independente e autônoma. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com a área, trazendo dados que esclareçam aqueles que ainda possuem algum receio quanto à condição da pessoa com deficiência visual.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto