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dc.contributor.advisorPereira, Josefa Lídia Costa
dc.creatorFerraz, Simone Tonatto
dc.date.accessioned2019-01-14T11:01:04Z
dc.date.available2019-01-14T11:01:04Z
dc.date.issued2018-12-10
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15330
dc.descriptionTCC de Graduaçãopor
dc.description.abstractThe present work aims to present the conditions of permanence that the Federal University of Santa Maria (UFSM) offers to visually impaired students during their formation in Higher Education. The study brings in its theoretical reference a brief historical retrospective of the challenges faced by people with disabilities, and especially of the visually impaired. It presents the definition of Blindness and Low Vision, addresses some social policies developed, based on laws, decrees and ordinances that support the right of people with disabilities in our country, regarding inclusion and permanence in Higher Education and the barriers faced by these subjects. The methodology adopted is a qualitative exploratory approach and used as a methodological procedure the case study. Data were collected through a semistructured interview script with academics from different UFSM courses, who presented visual impairment, with congenital causes, chosen according to the subjects' availability, at the time of the research. Data analysis was used to perform the data analysis. The results of this study demonstrated the need for more discussion about the conditions of permanence in the university, since although it included voices of some students, the sample is small compared to the number of visually impaired students regularly enrolled in this space, which indicates the accomplishment of new research that confronts these data, as well as the importance of listening to other UFSM segm ents that are directly or indirectly involved in the permanence of these students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectVisual impairmenteng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.titleA permanência de acadêmicos com deficiência visual na UFSM: desafios e possibilidadespor
dc.title.alternativeThe permanence of academics with visual deficiency in ufsm: challenges and possibilitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso De Licenciatura Em Educação Especial Noturnopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo apresentar as condições de permanência que a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) oferece aos acadêmicos com deficiência visual durante sua formação no Ensino Superior. O estudo traz no seu referencial teórico uma breve retrospectiva histórica dos desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência e, em especial, das pessoas com deficiência visual. Apresenta a definição de Cegueira e Baixa Visão, aborda algumas políticas sociais desenvolvidas, a partir de leis, decretos e portarias que sustentam o direito das pessoas com deficiência em nosso país, no que se refere à inclusão e permanência no Ensino Superior e as barreiras enfrentadas por estes sujeitos. A metodologia adotada trata-se de uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e utilizou como procedimento metodológico, o estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de entrevistas semiestruturado com acadêmicos de distintos cursos da UFSM, que apresentam deficiência visual, com causas congênitas, escolhidos de acordo com a disponibilidade dos sujeitos, no momento da pesquisa. Para realizar a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados deste estudo demonstraram a necessidade de mais discussões sobre as condições de permanência na universidade, pois embora tenha contemplado vozes de alguns estudantes, a amostra é pequena perante o quantitativo de alunos com deficiência visual regularmente matriculados neste espaço, o que indica a realização de novas pesquisas que confrontem esses dados, além da importância da escuta de outros seguimentos da UFSM que estão envolvidos direta ou indiretamente com a permanência destes estudantes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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