Estratégias de ensino para alfabetização de sujeitos com deficiência intelectual nos anos finais do ensino regular
Resumo
Esta pesquisa aborda a temática alfabetização de sujeitos de com Deficiência Intelectual, que
surgiu do interesse em pesquisar quais os recursos são utilizados para potencializar o
desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos com Deficiência Intelectual. Como objetivo
geral definiu-se identificar a forma como os professores das Salas de Recursos
Multifuncionais, da rede pública municipal de uma cidade da região Central do RS, realizam
seus trabalhos para os alunos com Deficiência Intelectual não alfabetizados, nos anos finais
do ensino fundamental. Pretendeu-se, também, apresentar conceituação sobre recursos
pedagógicos e quais são disponibilizados nas escolas para esse processo. A pesquisa foi
realizada com três professores das Sala de Recursos Multifuncionais, de uma cidade da
região Central do Rio Grande do Sul. Para se atingir os propósitos deste estudo, previamente
foi elaborado um roteiro de entrevistas semiestruturadas, que foi aplicado aos participantes,
ocasião em que eles autorizaram a gravação dos áudios, e posteriormente a transcrição para
a melhor compreensão das respostas. Durante a análise dos dados, com base nos temas
abordados pelas participantes nas entrevistas, foi possível a elaboração de duas categorias
sendo elas: Recursos pedagógicos para sujeitos com Deficiência Intelectual e Estratégias de
ensino para alunos com Deficiência Intelectual, as quais auxiliaram na discussão e
compreensão dos dados, relacionando-os com algumas bibliografias. De acordo com os
dados desta pesquisa, apresenta-se como resultados os Recursos Pedagógicos que são
disponibilizados pelas escolas, bem como os utilizados pelos professores das Salas de
Recursos Multifuncionais. Enfim, os resultados mostram que as professoras das Salas de
Recursos Multifuncionais, tentam realizam seus trabalhos articulados aos trabalhos das
professoras das salas de aula comum, utilizando dentro das suas práticas diferenciadas de
ensino, os recursos pedagógicos que podem ser tantos os disponibilizados pelas escolas,
quanto os que elas produzem para seus alunos, de acordo com a especificidade e
necessidade de cada um.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: