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dc.contributor.advisorCastro, Sabrina Fernandes de
dc.creatorDomingues, Sabrina Chaves
dc.date.accessioned2019-01-14T11:06:57Z
dc.date.available2019-01-14T11:06:57Z
dc.date.issued2018-12-12
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15334
dc.descriptionTCC de Graduaçãopor
dc.description.abstractThis research is about the literacy of subjects with Intellectual Impairment, which arose from the interest in researching what resources are used to enhance the development and learning of students with Intellectual Impairment. As a general objective, it was decided to identify how the teachers of the Multifunctional Resource Rooms of the municipal public network of a city in the central region of Rio Grande do Sul (RS), execute their work with students with intellectual impairment that are not literate in the final years of elementary school. It was also intended to present a conceptualization about pedagogical resources and which ones are available in schools for this process. The research was made with three teachers of Multifunctional Resource Rooms in a city of the central region of Rio Grande do Sul. In order to reach the purposes of this study, a script of semi-structured interviews was elaborated previously and was applied to the participants, who authorized the recording of the interviews, and later the transcription of those for a better understanding of the answers. During the analysis of the data, based on the topics covered by the participants in the interviews, it was possible to elaborate two categories: Pedagogical resources for subjects with Intellectual Impairment and Strategies of teaching for students with Intellectual Impairment, which helped in the discussion and understanding of the data, relating them to some bibliographies. According to the data of this research, it presents as results the Pedagogical Resources that are made available by the schools, as well as those used by the teachers of the Multifunctional Resource Rooms. In conclusion, the results reveal that the teachers of the Multifunctional Resource Room, execute their work in cooperation with the teachers of the common classes and, within their differentiated teaching practices, are able to utilize the pedagogical resources that are available in schools as well as the materials that they produce for their students, according to the specificity and need of each one.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectIntellectual impairmenteng
dc.subjectLiteracyeng
dc.titleEstratégias de ensino para alfabetização de sujeitos com deficiência intelectual nos anos finais do ensino regularpor
dc.title.alternativeTeaching strategies for students with intellectual impairmentin the final years of regular educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial Noturno.por
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda a temática alfabetização de sujeitos de com Deficiência Intelectual, que surgiu do interesse em pesquisar quais os recursos são utilizados para potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos com Deficiência Intelectual. Como objetivo geral definiu-se identificar a forma como os professores das Salas de Recursos Multifuncionais, da rede pública municipal de uma cidade da região Central do RS, realizam seus trabalhos para os alunos com Deficiência Intelectual não alfabetizados, nos anos finais do ensino fundamental. Pretendeu-se, também, apresentar conceituação sobre recursos pedagógicos e quais são disponibilizados nas escolas para esse processo. A pesquisa foi realizada com três professores das Sala de Recursos Multifuncionais, de uma cidade da região Central do Rio Grande do Sul. Para se atingir os propósitos deste estudo, previamente foi elaborado um roteiro de entrevistas semiestruturadas, que foi aplicado aos participantes, ocasião em que eles autorizaram a gravação dos áudios, e posteriormente a transcrição para a melhor compreensão das respostas. Durante a análise dos dados, com base nos temas abordados pelas participantes nas entrevistas, foi possível a elaboração de duas categorias sendo elas: Recursos pedagógicos para sujeitos com Deficiência Intelectual e Estratégias de ensino para alunos com Deficiência Intelectual, as quais auxiliaram na discussão e compreensão dos dados, relacionando-os com algumas bibliografias. De acordo com os dados desta pesquisa, apresenta-se como resultados os Recursos Pedagógicos que são disponibilizados pelas escolas, bem como os utilizados pelos professores das Salas de Recursos Multifuncionais. Enfim, os resultados mostram que as professoras das Salas de Recursos Multifuncionais, tentam realizam seus trabalhos articulados aos trabalhos das professoras das salas de aula comum, utilizando dentro das suas práticas diferenciadas de ensino, os recursos pedagógicos que podem ser tantos os disponibilizados pelas escolas, quanto os que elas produzem para seus alunos, de acordo com a especificidade e necessidade de cada um.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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