dc.contributor.advisor | Castro, Sabrina Fernandes de | |
dc.creator | Machado, Francinne Bresolin | |
dc.date.accessioned | 2019-01-14T11:09:06Z | |
dc.date.available | 2019-01-14T11:09:06Z | |
dc.date.issued | 2018-12-12 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15335 | |
dc.description | TCC de Graduação. | por |
dc.description.abstract | The present study presents the field research carried out in a Special Educational
Institution of Santa Maria / RS, with four young adults and two special education
teachers, a qualitative study with semi-structured interviews as instrument, of
interviews, one for professionals and anothe r for students. As such, it was aimed to
know the participants' understanding and how the change to adulthood of young
people with intellectual disabilities is given, to know their expectations regarding their
insertion into the job market and how the institution's professionals are preparing them
for this phase. The support of the family is fundamental so that the young people obtain
the autonomy and enough knowledge to look for a vacancy in the job market, thus
conquering their space in the society and acquiring their independence. Just as t he
family is the main element for this advancement in autonomy, it is up to the
professionals to maintain and support this support, stressing their potential in social
life. However, it is important to highlight that the family and the educational institut ion
are, together, fundamental pieces for the development of autonomy and everything
that involves the journey towards the adult life of the young people with Intellectual
Disability. The institution in turn should guide its students to enter the labor market,
preparing them with autonomy and leaving them safe from their potential. The labor
market is the support of guaranteeing their independence and dignity in society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Vida adulta | por |
dc.subject | Deficiência intelectual | por |
dc.subject | Instituição | por |
dc.subject | Adulthood | eng |
dc.subject | Intellectual disability | eng |
dc.subject | Institution | eng |
dc.title | Deficiência intelectual e vida adulta: possibilidades e desafios de uma inclusão social | por |
dc.title.alternative | Intellectual disability and adult life: possibilities and challenges of social inclusion | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno | por |
dc.description.resumo | O presente estudo apresenta a pesquisa de campo realizada em uma Instituição
especial de ensino de Santa Maria/RS, com quatro jovens adultos e dois professores
de Educação Especial, um estudo de abordagem qualitativa acompanhado de
entrevistas semi-estruturada como instrumento, sendo elaborados dois roteiros de
entrevistas, sendo uma para as profissionais e outra para os alunos. Como isso,
objetivou-se conhecer o entendimento dos participantes e como se dá a mudança para
vida adulta de jovens com deficiência intelectual, conhecer suas expectativas quanto
à inserção ao mercado de trabalho e como os profissionais da instituição estão os
preparando para essa fase. O apoio da família é fundamental para que os jovens
obtenham autonomia e conhecimentos suficientes buscar de uma vaga no mercado
de trabalho, conquistando assim seu espaço na sociedade e adquirindo sua
independência. Assim como a família é peça principal para este avanço na autonomia,
cabe aos profissionais manter e embasar este suporte, frisando suas potencialidades
no convívio social. Contudo, destaca-se que família e a instituição de ensino são,
juntas, peças fundamentais para o desenvolvimento da autonomia e tudo que envolve
a caminhada para a vida adulta dos jovens com Deficiência Intelectual. A instituição
por sua vez deve orientar seus alunos a inserirem-se no mercado de trabalho, os
preparando par isso com autonomia e deixando-os seguros de seus potenciais. O
mercado de trabalho é o suporte de garantirem a sua independência e dignidade na
sociedade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |