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dc.contributor.advisorCastro, Sabrina Fernandes de
dc.creatorMachado, Francinne Bresolin
dc.date.accessioned2019-01-14T11:09:06Z
dc.date.available2019-01-14T11:09:06Z
dc.date.issued2018-12-12
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15335
dc.descriptionTCC de Graduação.por
dc.description.abstractThe present study presents the field research carried out in a Special Educational Institution of Santa Maria / RS, with four young adults and two special education teachers, a qualitative study with semi-structured interviews as instrument, of interviews, one for professionals and anothe r for students. As such, it was aimed to know the participants' understanding and how the change to adulthood of young people with intellectual disabilities is given, to know their expectations regarding their insertion into the job market and how the institution's professionals are preparing them for this phase. The support of the family is fundamental so that the young people obtain the autonomy and enough knowledge to look for a vacancy in the job market, thus conquering their space in the society and acquiring their independence. Just as t he family is the main element for this advancement in autonomy, it is up to the professionals to maintain and support this support, stressing their potential in social life. However, it is important to highlight that the family and the educational institut ion are, together, fundamental pieces for the development of autonomy and everything that involves the journey towards the adult life of the young people with Intellectual Disability. The institution in turn should guide its students to enter the labor market, preparing them with autonomy and leaving them safe from their potential. The labor market is the support of guaranteeing their independence and dignity in society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVida adultapor
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.subjectInstituiçãopor
dc.subjectAdulthoodeng
dc.subjectIntellectual disabilityeng
dc.subjectInstitutioneng
dc.titleDeficiência intelectual e vida adulta: possibilidades e desafios de uma inclusão socialpor
dc.title.alternativeIntellectual disability and adult life: possibilities and challenges of social inclusioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial Noturnopor
dc.description.resumoO presente estudo apresenta a pesquisa de campo realizada em uma Instituição especial de ensino de Santa Maria/RS, com quatro jovens adultos e dois professores de Educação Especial, um estudo de abordagem qualitativa acompanhado de entrevistas semi-estruturada como instrumento, sendo elaborados dois roteiros de entrevistas, sendo uma para as profissionais e outra para os alunos. Como isso, objetivou-se conhecer o entendimento dos participantes e como se dá a mudança para vida adulta de jovens com deficiência intelectual, conhecer suas expectativas quanto à inserção ao mercado de trabalho e como os profissionais da instituição estão os preparando para essa fase. O apoio da família é fundamental para que os jovens obtenham autonomia e conhecimentos suficientes buscar de uma vaga no mercado de trabalho, conquistando assim seu espaço na sociedade e adquirindo sua independência. Assim como a família é peça principal para este avanço na autonomia, cabe aos profissionais manter e embasar este suporte, frisando suas potencialidades no convívio social. Contudo, destaca-se que família e a instituição de ensino são, juntas, peças fundamentais para o desenvolvimento da autonomia e tudo que envolve a caminhada para a vida adulta dos jovens com Deficiência Intelectual. A instituição por sua vez deve orientar seus alunos a inserirem-se no mercado de trabalho, os preparando par isso com autonomia e deixando-os seguros de seus potenciais. O mercado de trabalho é o suporte de garantirem a sua independência e dignidade na sociedade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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