Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Josefa Lídia Costa
dc.creatorFerraz, Laiza Lidiane Cordeiro
dc.date.accessioned2019-01-14T11:21:18Z
dc.date.available2019-01-14T11:21:18Z
dc.date.issued2018-12-10
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15336
dc.descriptionTCC de Graduaçãopor
dc.description.abstractThis work looked for recognizing the forms of apprenticeship and the effects of the Braille System in the Socialization of people with acquired blindness. As theoretical reference are cited: Vygotsky (1989), Kovács (1997), Silva,(2004) ,Defendi (2011), Sá (2014), among others. The research brings a brief historic of the person with visual impairment over the time, the definitions of visual impairment, as well as the cause of the loss of vision in the adulthood. It’s emphasized the contribution of Louis Braille to develop the system of reading and Braille writing, one of the biggest advances to the development of the blind people, making possible a greater access to culture and to their social environment. The general objective of this study is to know the contributions of the Braille system for the autonomy, independence and social inclusion to the adult blind person. This research has a qualitative nature, having as method the case study. The informations were collected, from a semi structured interview script that were answered by three adults with acquired blindness, one of them attends a Santa Maria institution. After analyzing these data, it is concluded that there contributions of the Braille System, as the reasons that took the participants to the apprenticeship were the insertion in a world with visual impaired people. Therefore, it can be highlighted that it is a very significant resource to the blind person, being a important research in the social inclusion.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDeficiência visual adquiridapor
dc.subjectSistema braillepor
dc.subjectInclusão socialpor
dc.titleA aprendizagem do sistema braille por pessoas com cegueira adquiridapor
dc.title.alternativeThe learning of the braille system by people with acquired blindnesseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial Noturnopor
dc.description.resumoEste trabalho procurou reconhecer as formas de aprendizagem e os efeitos do Sistema Braille na Socialização das pessoas com cegueira adquirida. Como referencial teórico são citados: Vygotsky (1989), Kovács (1997), Silva,(2004), Defendi (2011), Sá (2014), entre outros. A pesquisa traz um breve histórico da pessoa com deficiência visual ao longo do tempo, as definições de deficiência visual, assim como as causas da perda da visão na idade adulta. É salientada a contribuição de Louis Braille ao desenvolver o sistema de leitura e escrita Braille, um dos grandes avanços para o desenvolvimento da pessoa cega, possibilitando maior acesso à cultura e ao seu meio social. O objetivo geral deste estudo é conhecer as contribuições do Sistema Braille para a autonomia, independência e inclusão social da pessoa cega adulta. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, tendo como método o estudo de caso. As informações foram coletadas, a partir de um roteiro de entrevista semiestruturada que foi respondido por três adultos com cegueira adquirida, destes, uma frequenta uma Instituição de Santa Maria. Após a análise dos dados, conclui-se que há contribuições do Sistema Braille, já que os motivos que levaram os participantes à aprendizagem foi a inserção no mundo das pessoas com deficiência visual. Portanto, destaca-se que é um recurso muito significativo para a pessoa cega, sendo muito importante na inclusão social.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto