dc.contributor.advisor | Pereira, Josefa Lídia Costa | |
dc.creator | Ferraz, Laiza Lidiane Cordeiro | |
dc.date.accessioned | 2019-01-14T11:21:18Z | |
dc.date.available | 2019-01-14T11:21:18Z | |
dc.date.issued | 2018-12-10 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15336 | |
dc.description | TCC de Graduação | por |
dc.description.abstract | This work looked for recognizing the forms of apprenticeship and the effects of the Braille System in
the Socialization of people with acquired blindness. As theoretical reference are cited: Vygotsky
(1989), Kovács (1997), Silva,(2004) ,Defendi (2011), Sá (2014), among others. The research brings a
brief historic of the person with visual impairment over the time, the definitions of visual impairment,
as well as the cause of the loss of vision in the adulthood. It’s emphasized the contribution of Louis
Braille to develop the system of reading and Braille writing, one of the biggest advances to the
development of the blind people, making possible a greater access to culture and to their social
environment. The general objective of this study is to know the contributions of the Braille system for
the autonomy, independence and social inclusion to the adult blind person. This research has a
qualitative nature, having as method the case study. The informations were collected, from a semi structured interview script that were answered by three adults with acquired blindness, one of them
attends a Santa Maria institution. After analyzing these data, it is concluded that there contributions of
the Braille System, as the reasons that took the participants to the apprenticeship were the insertion
in a world with visual impaired people. Therefore, it can be highlighted that it is a very significant
resource to the blind person, being a important research in the social inclusion. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Deficiência visual adquirida | por |
dc.subject | Sistema braille | por |
dc.subject | Inclusão social | por |
dc.title | A aprendizagem do sistema braille por pessoas com cegueira adquirida | por |
dc.title.alternative | The learning of the braille system by people with acquired blindness | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno | por |
dc.description.resumo | Este trabalho procurou reconhecer as formas de aprendizagem e os efeitos do Sistema Braille na
Socialização das pessoas com cegueira adquirida. Como referencial teórico são citados: Vygotsky
(1989), Kovács (1997), Silva,(2004), Defendi (2011), Sá (2014), entre outros. A pesquisa traz um breve
histórico da pessoa com deficiência visual ao longo do tempo, as definições de deficiência visual, assim
como as causas da perda da visão na idade adulta. É salientada a contribuição de Louis Braille ao
desenvolver o sistema de leitura e escrita Braille, um dos grandes avanços para o desenvolvimento da
pessoa cega, possibilitando maior acesso à cultura e ao seu meio social. O objetivo geral deste estudo
é conhecer as contribuições do Sistema Braille para a autonomia, independência e inclusão social da
pessoa cega adulta. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, tendo como método o estudo de caso. As
informações foram coletadas, a partir de um roteiro de entrevista semiestruturada que foi respondido
por três adultos com cegueira adquirida, destes, uma frequenta uma Instituição de Santa Maria. Após
a análise dos dados, conclui-se que há contribuições do Sistema Braille, já que os motivos que levaram
os participantes à aprendizagem foi a inserção no mundo das pessoas com deficiência visual. Portanto,
destaca-se que é um recurso muito significativo para a pessoa cega, sendo muito importante na
inclusão social. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |