Educação ambiental e a prática docente: os desafios da inserção do tema em escolas de Alegrete - RS
Resumo
A Educação Ambiental demonstra sua importância ao ser parte do processo formador dos sujeitos, abrangendo diversos temas e problemáticas, assumindo-se como parte do processo social gerador de mudanças de comportamento por meio da complexidade das relações dos indivíduos com o meio. Podendo ocupar espaços diversos nos processos em que o indivíduo e coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas à conservação do meio ambiente, ao uso comum do povo, e a qualidade de vida e sustentabilidade. Desta forma, ao pensar na escola como um espaço de trocas de saberes e convívio social, associando a diversos tempos de aprendizagem, e a contribuição da EA para a criação do saber ambiental, gerando conteúdos concretos e novas temáticas a serem abordadas. Fazendo parte neste sentido do trabalho docente com a função de fluir a multiplicidade de conhecimentos teóricos e práticos, procurando articular subjetividades e saberes através da educação. Adotando uma metodologia qualitativa para análise dos dados obtidos por meio de entrevistas não estruturadas realizadas com as professoras. Assim, relatam-se os resultados obtidos no processo investigativo das perspectivas de professoras de duas Escolas da cidade de Alegrete/RS, sobre os desafios presentes na inserção da Educação Ambiental em sua prática educativa, além de um panorama teórico sobre a EA e a profissão docente. Através da intervenção no âmbito escolar, destacando a relevância da presença da EA na formação de professores como sendo uma necessidade permanente para a (re)significação dos conhecimentos, visto a sua aplicação nas aulas e cotidiano da escola.
Coleções
- Educação Ambiental [191]
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