Ensino público: fortalecendo laços com a gestão democrática
Resumo
A presente pesquisa visa refletir sobre a Gestão nas Escolas Públicas e suas contribuições ao ensino público, uma vez que permite que o conjunto de compõem os educandários exerça seu direito à informação e à participação, contando com a atuação de um gestor que se comprometa com a solidificação da democracia. Quer-se refletir acerca da gestão, da capacidade de organização e mobilização dos sujeitos envolvidos no processo educativo, e da necessária articulação das condições materiais e humanas que garantam a educação de qualidade ofertada no ensino público; destacar a importância de ter, nos gestores das escolas públicas, formadores com um conhecimento cada vez maior e sistematizado a fim de buscar alternativas para enfrentar os problemas advindos de uma sociedade globalizada e múltipla; compreender os aspectos que valorizam o conceito de liderança na gestão escolar e sua importância o processo de democratização do ensino público. Desenvolveu-se, assim, um trabalho bibliográfico que constatou a importância da formação de gestores líderes, que assinalem a atuação coletiva, que contemplem a participação democrática e a construção de novos rumos educacionais e sociais com comprometimento de todos os envolvidos no processo escolar. Para tanto, utilizou-se como referencial os estudos de teóricos como Gadotti (2004), Antunes (2002), Paro (2001/2005), Hora (2001), Libâneo (2004/2006), Lück (2005/2006/2009) e Tavares (2009).
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