dc.contributor.advisor | Teixeira, Nageli Raguzzoni | |
dc.creator | Didoné, Rosani Taschetto | |
dc.date.accessioned | 2019-01-14T14:34:17Z | |
dc.date.available | 2019-01-14T14:34:17Z | |
dc.date.issued | 2016-08-25 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15348 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This research aims to reflect on the Management in Public Schools and their contributions to public education since it allows the set to make to schools exercise their right to information and participation, with the performance of a manager who commits to solidification of democracy. Want to reflect on management, organizational capacity and mobilization of those involved in the educational process, and the necessary coordination of material and human conditions that guarantee offered quality education in public education; highlight the importance of having, in the management of public schools, trainers with increasing knowledge and systematized in order to seek alternatives to address the problems arising from a globalized and multiple company; understand thee aspects that value the concept of leadership in school management and its importance the process of democratization of public education. Developed thus a bibliographic work that found the importance of leadership training managers, which point to the collective action that address democratic participation and the construction of new educational and social paths with commitment of everyone involved in the school process. Therefore, it was used as a reference theoretical studies as Gadotti (2004), Antunes (2002), Paro (2001/2005), Hora (2001), Libâneo (2004/2006), Lück (2005/2006/2009) and Tavares (2009). | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Ensino público | por |
dc.subject | Liderança | por |
dc.subject | Coletividade | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Public education | eng |
dc.subject | Leadership | eng |
dc.subject | Collectivity | eng |
dc.title | Ensino público: fortalecendo laços com a gestão democrática | por |
dc.title.alternative | Public education: strengthening ties with democratic management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão da Educação Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa visa refletir sobre a Gestão nas Escolas Públicas e suas contribuições ao ensino público, uma vez que permite que o conjunto de compõem os educandários exerça seu direito à informação e à participação, contando com a atuação de um gestor que se comprometa com a solidificação da democracia. Quer-se refletir acerca da gestão, da capacidade de organização e mobilização dos sujeitos envolvidos no processo educativo, e da necessária articulação das condições materiais e humanas que garantam a educação de qualidade ofertada no ensino público; destacar a importância de ter, nos gestores das escolas públicas, formadores com um conhecimento cada vez maior e sistematizado a fim de buscar alternativas para enfrentar os problemas advindos de uma sociedade globalizada e múltipla; compreender os aspectos que valorizam o conceito de liderança na gestão escolar e sua importância o processo de democratização do ensino público. Desenvolveu-se, assim, um trabalho bibliográfico que constatou a importância da formação de gestores líderes, que assinalem a atuação coletiva, que contemplem a participação democrática e a construção de novos rumos educacionais e sociais com comprometimento de todos os envolvidos no processo escolar. Para tanto, utilizou-se como referencial os estudos de teóricos como Gadotti (2004), Antunes (2002), Paro (2001/2005), Hora (2001), Libâneo (2004/2006), Lück (2005/2006/2009) e Tavares (2009). | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |