Base nacional comum curricular: um passo para a ressignificação da escola pública
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Data
2016-08-26Autor
Conrad, Maria Cristina Sandim
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Este trabalho apresenta um estudo desenvolvido na Rede Municipal de Ensino de Santa Cruz do Sul, com a intenção de apurar a percepção dos professores sobre o documento base da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, entendendo-a como uma proposta de política pública que propõe uma reconfiguração da escola pública. Ao valer-se da metodologia investigativa (LAVILLE; DIONNE, 1999), a pesquisa fomentou o debate sobre o tema em cada escola e culminou num encontro com os supervisores escolares. Para respaldar o arcabouço teórico de políticas públicas foram utilizados os autores Azevedo (2003) e Souza (2003), com o suporte de Dourado, Oliveira e Santos (2007). Para a dimensão de gestão democrática e conhecimento da BNCC, foram elencados Suertegaray (2016), Filho (2016) e Caimi (2016). Os resultados obtidos, a partir das discussões e reflexões dos supervisores escolares, foram relacionados aos seguintes aspectos: papel do professor, poder público e reformas estruturais, habilidades e competências, políticas de gestão escolar e mudanças do processo de aprendizagem. Conclui-se que a percepção dos sujeitos da pesquisa demonstra ser possível ressignificar a escola atual, através de uma participação efetiva dos professores, supervisores e gestores com o processo de construção e consolidação da BNCC, assim como pelo investimento na formação inicial e continuada para todos os envolvidos e pela efetivação das políticas públicas propostas pela Política Nacional da Educação Básica, ou seja, a aprovação imediata da BNCC e a sua implementação.
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