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dc.contributor.advisorSagrillo, Daniele Rorato
dc.creatorConrad, Maria Cristina Sandim
dc.date.accessioned2019-01-14T14:43:20Z
dc.date.available2019-01-14T14:43:20Z
dc.date.issued2016-08-26
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15349
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis research presents a study developed in Rede Municipal de Ensino of Santa Cruz do Sul, with the intention of improving the perception of teachers on the base document of the Base Nacional Comum Curricular - BNCC, understanding it as a proposal of public policy that proposes a reconfiguration of the public school. Basing on the research methodology (LAVILLE; DIONNE, 1999), the investigation fomented the debate about the theme in each school and culminated in a meeting with the school supervisors. To support the theoretical framework of public policies were used authors like Azevedo (2003) and Souza (2003), with the support of Dourado, Oliveira and Santos (2007). For the dimention of democratic management and knowledge of BNCC, were listed Suertegaray (2016), Filho (2016) and Caimi (2016). The results, obtained from the discussions and reflections of school supervisors, were related to the following aspects: the teacher's role, government power and structural reforms, skills and competencies, school management policies and changes in the learning process. Conclusions are that the perception of research subjects demonstrates that is possible to reframe the current school, through an effective participation of the teachers, supervisors and managers with the process of construction and consolidation of BNCC, as well as the investment in initial and continuing training for all involved and the effectiveness of public policies proposed by the Política Nacional da Educação Básica, that is, the immediate approval of BNCC and its implementation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectBNCC (Base Nacional Comum Curricular)por
dc.subjectPolítica públicapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPublic politicseng
dc.titleBase nacional comum curricular: um passo para a ressignificação da escola públicapor
dc.title.alternativeNational common base curriculum: a pitch for reframing the public schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão da Educação Municipal, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo desenvolvido na Rede Municipal de Ensino de Santa Cruz do Sul, com a intenção de apurar a percepção dos professores sobre o documento base da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, entendendo-a como uma proposta de política pública que propõe uma reconfiguração da escola pública. Ao valer-se da metodologia investigativa (LAVILLE; DIONNE, 1999), a pesquisa fomentou o debate sobre o tema em cada escola e culminou num encontro com os supervisores escolares. Para respaldar o arcabouço teórico de políticas públicas foram utilizados os autores Azevedo (2003) e Souza (2003), com o suporte de Dourado, Oliveira e Santos (2007). Para a dimensão de gestão democrática e conhecimento da BNCC, foram elencados Suertegaray (2016), Filho (2016) e Caimi (2016). Os resultados obtidos, a partir das discussões e reflexões dos supervisores escolares, foram relacionados aos seguintes aspectos: papel do professor, poder público e reformas estruturais, habilidades e competências, políticas de gestão escolar e mudanças do processo de aprendizagem. Conclui-se que a percepção dos sujeitos da pesquisa demonstra ser possível ressignificar a escola atual, através de uma participação efetiva dos professores, supervisores e gestores com o processo de construção e consolidação da BNCC, assim como pelo investimento na formação inicial e continuada para todos os envolvidos e pela efetivação das políticas públicas propostas pela Política Nacional da Educação Básica, ou seja, a aprovação imediata da BNCC e a sua implementação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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