dc.contributor.advisor | Cardoso, Claire Delfini Viana | |
dc.creator | Camargo, Luzmari das Dores Boeira de | |
dc.date.accessioned | 2019-01-14T14:53:13Z | |
dc.date.available | 2019-01-14T14:53:13Z | |
dc.date.issued | 2016-08-08 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15351 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This paper addresses the situation of ethical values present in the school context in which philosophers of education and educators have essential characteristics the teacher who acts as teacher and / director manager. In this perspective, to analyze the conditions to carry out democratic management and construction of pedagogical political projects from four schools in the municipal Vacaria, consisting of two urban elementary school, a rural elementary school and Early Childhood Education. The testimony of the directors of these schools is present the profile manager, the characteristic of school democracy and through this relationship theory and practice this work is intended to indicate the limits of each and prospects of the school community participation in the study through diagnosis middle school, values and principles revealed in the legal instrument of the PPP, Political Pedagogical Project, with the intention of building effective collective participation with the intention to strengthen the school's social role and be a condition to establish lines of continuing education for educators. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ética e escola | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Ethics and school | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Project educational | eng |
dc.title | Gestão escolar: uma reflexão ética | por |
dc.title.alternative | School management - a reflection ethics | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão da Educação Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo abordar a situação dos valores éticos presentes no contexto escolar, em que filósofos da educação e pedagogos apresentam características imprescindíveis ao docente que atua como professor e/ diretor gestor. Nessa perspectiva, ao analisar as condições para efetivar uma gestão democrática e a construção dos projetos políticos pedagógicos de quatro escolas da rede municipal de Vacaria, constituída de duas de Ensino Fundamental urbano, uma de Ensino Fundamental rural e uma de Educação Infantil. No depoimento das diretoras das referidas escolas está presente o perfil do gestor, a característica de democracia escolar e através desta relação teoria e prática o presente trabalho pretende indicar os limites de cada uma e as perspectivas de participação da comunidade escolar no estudo através do diagnóstico do meio escolar, valores e princípios revelados no instrumento legal do PPP, Projeto Político Pedagógico, com a intenção de construção efetiva da participação coletiva com a intenção de fortalecer o papel social da escola, e ser condição para estabelecer linhas de formação continuada aos educadores. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |