Gestão escolar democrática reflexões acerca da trajetória de um gestor na rede pública municipal de educação de Dois Irmãos - RS
Abstract
O presente trabalho apresenta um estudo de caso desenvolvido em uma escola da rede municipal de Dois Irmãos, na qual foi analisado como se efetiva a gestão escolar a partir da vivência de um diretor de escola. Procura refletir sobre os princípios de gestão, dialogando sobre a atuação do diretor no campo pedagógico, administrativo e financeiro, bem como, perpassam o trabalho questões relacionadas à liderança e à gestão democrática da escola pública. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, que envolveu professores e o diretor na coleta de dados. O referencial teórico do trabalho foi desenvolvido a partir dos estudos de Lück (2000, 2008, 2009, 2010) e Libâneo (2007) para dialogar sobre a gestão escolar, gestão democrática e questões relacionadas à função do diretor. Ilma Veiga (2002, 2003) também se tornou referencial teórico dessa investigação para problematizar questões relacionadas ao pedagógico e ao entendimento de escola como espaço de produção de conhecimento. Os dados da pesquisa revelaram que o diretor de escola tem atuação no campo pedagógico, administrativo e financeiro e que procurar trabalhar envolvendo a todos que fazem parte da instituição, criando uma relação de confiança pautada no diálogo coletivo é um dos caminhos para o sucesso da gestão escolar que refletirá na qualidade do ensino daquele espaço.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: