dc.contributor.advisor | Tonini, Andréa | |
dc.creator | Carli, Fabiola Giacomini de | |
dc.date.accessioned | 2016-04-27T15:04:25Z | |
dc.date.available | 2016-04-27T15:04:25Z | |
dc.date.issued | 2009-12-05 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1535 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | In this work, the result of the Distance Learning Post-Graduation in Education
Management by University of Santa Maria, sought to organize two areas:
psychoanalysis and education, trying to bring two fields that look the same
phenomenon in different ways. The main objective of this study was analyzing how
the teacher takes part in the process by which he leads his students to learning and
what unconscious aspectsshould be observed. The concepts of transference,
asymmetry and seduction are notions which allow approaching education as "the art
of shaping". Theoretically, the research was helped by the Psychoanalytic Theory
which enables, under the methodology of discourse analysis, to identify elements of
analysis for fragments of the movie "Mona Lisa Smile", by linking them with the
proposed theory. We start from the premise that understanding the unconscious
processes through which a teacher reaches transformation in their students is part of
a valuable work resource for those who want to improve their school management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Psicanálise | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Transferência | por |
dc.subject | Assimetria | por |
dc.subject | Sedução | por |
dc.subject | Análise do discurso | por |
dc.subject | O sorriso de Mona Lisa | por |
dc.title | Psicanálise e educação: a posição do professor e a noção de sedução no filme “O sorriso de Mona Lisa” | por |
dc.title.alternative | Psychoanalysis and education: a teacher’s position and the concept of seduction in the movie “Mona Lisa smile” | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho, fruto do curso de Pós-Graduação a Distância em Gestão
Educacional, pela Universidade de Santa Maria, buscou articular duas áreas do
saber: psicanálise e educação, tentando aproximar dois campos que olham o
mesmo fenômeno de maneiras distintas. O objetivo principal foi analisar como o
professor participa do processo pelo qual ele conduz seus alunos à aprendizagem e
quais os aspectos inconscientes podem ser observados. Os conceitos de
transferência, de assimetria e de sedução são noções que permitiram abordar a
educação como “arte de formar”. No plano teórico, a pesquisa foi subsidiada pela
Teoria Psicanalítica, cuja abordagem permite, sob a perspectiva da Análise do
Discurso, levantar elementos de análise de fragmentos do filme “O Sorriso de Mona
Lisa”, enlaçando-os com a teoria proposta. Esse trabalho se assenta na premissa de
que conhecer os processos inconscientes pelos quais um professor alcança
transformação em seus alunos forma parte de um valioso recurso de trabalho para
quem deseja aprimorar sua gestão escolar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |