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dc.contributor.advisorMussoi, Eunice Maria
dc.creatorRodrigues, Jeanine Taís Drescher
dc.date.accessioned2019-01-16T11:52:01Z
dc.date.available2019-01-16T11:52:01Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15368
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present work has the main theme the mediation of Information and Communication Technologies (ICT) in the area of special education. The research objective was to create strategies for literacy, with the use of ICT in the EEA for literacy for the student with ID. The problem researched was how to use digital resources to help in the literacy process of these students. The methodology is characterized as a case study of qualitative aspect. The development of this work was at a State School of Basic Education, located in a rural area, so that, being a Rural School, in the city of Agudo/Rs. The participants were area teachers from the 7th grade of elementary school, and a student with ID, not literate, enrolled at this group and at the SEA of the school. The instruments for the data collection were a form answered by the teachers, a file document done at a text editor on the computer and online games used with this student. Data were collected during the second semester of the current year, and after, the analysis was described in categorization as the research happened. It is concluded that ICT are tools that allow diverse methodologies to overcome the difficulties of students with ID. When the pedagogical use is well planned, it helps establishing a favorable mediation for the students development and overcoming the challenges faced as the literacy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectIntelectual deficiencyeng
dc.subjectTechnologies of the information and communicationeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.titleAs tecnologias da informação e da comunicação na mediação da alfabetização de alunos com deficiência intelectualpor
dc.title.alternativeThe information and communication technologies as mean for literacy of students with intelectual dificiencyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho traz como temática principal a mediação das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na área da educação especial. O objetivo da pesquisa foi elaborar estratégias para a alfabetização, com a mediação do uso das TIC, no AEE para a aluna com DI. O problema pesquisado foi como usar os recursos digitais para auxiliar na alfabetização desses alunos. A metodologia caracteriza-se como um estudo de caso de cunho qualitativo. O desenvolvimento do trabalho foi realizado em uma Escola Estadual de Educação Básica, localizada no meio rural, sendo uma Escola do Campo, no município de Agudo/RS. Os participantes foram os professores de área do 7º ano do Ensino Fundamental e uma aluna com Deficiência Intelectual, não alfabetizada, matriculada nesta turma e no AEE da escola. Os instrumentos da coleta de dados foram reuniões pedagógicas realizadas com professores, digitação no editor de texto do computador e jogos online usados com a aluna. Os dados foram coletados no segundo semestre deste ano e, após a análise foi descrita em categorização no decorrer da pesquisa. Conclui-se que, no contexto pesquisado, as TIC são instrumentos que possibilitam métodos diversificados para a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos com DI. Quando bem planejado o seu uso pedagógico, podem contribuir nesse processo, estabelecendo uma mediação favorável para o desenvolvimento do aluno e a superação dos desafios enfrentados na alfabetização.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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