Tecnologias da informação e comunicação e os objetos de aprendizagem: uma contribuição ao ensino inclusivo
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Data
2018-12-01Autor
Rosa, Caroline Paola Cruz da
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Atualmente, se faz necessário trabalhar a questão da evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) associadas à Educação Inclusiva. Neste sentido, a presente pesquisa, questiona se os objetos de aprendizagem (OA) utilizados através dos recursos tecnológicos em sala de aula podem contribuir para um ensino inclusivo? Este trabalho teve o objetivo de identificar estes objetos, que de alguma maneira colaboraram e ampliaram a inclusão do ensino a estudantes deficientes. Identificados os OAs, foi fornecido aos professores um plano de aula como modelo para o desenvolvimento das atividades. Foi salientada a importância do professor como agente de transformação em sala de aula com o uso de TIC e a inclusão de alunos deficientes. Foi feito um questionário para professores e monitores e a observação do trabalho em sala de aula de três estudantes específicos de turmas e escolas diferentes. Os alunos acompanhados foram um com deficiência intelectual, um surdo e um estudante autista. A metodologia adotada foi a pesquisa indutiva, com a abordagem qualitativa e Método de estudo de caso, sendo realizado um estudo exaustivo do assunto. Como resultado da pesquisa, foram identificados os OAs que contribuíram com o ensino e a inclusão. Porém, os profissionais se queixam da falta de capacitação para lidar com as TIC em sala de aula, o que resulta em insegurança na hora de utilizar OAs em suas práticas pedagógicas. Esse fato demonstrou a importância da construção do plano de aula para o melhor desenvolvimento das atividades com OAs.
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