Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCecchin, Anidene de Siqueira
dc.creatorPereira, Veridiana Veleda
dc.date.accessioned2019-01-17T13:05:04Z
dc.date.available2019-01-17T13:05:04Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15388
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractEl uso de tecnologías en el siglo XXI sucede desde la más temprana edad, siendo de suma importancia aliarlas al proceso de enseñanza y aprendizaje en las instituciones educacionales. En ese sentido, el presente artículo presenta una propuesta de producción textual narrativa, para alumnos del sexto año, producida en dos etapas en el Ambiente Virtual de Aprendizaje Moodle. Esa actividad buscó comprender cuáles prácticas pedagógicas propuestas en el AVA Moodle podrían contribuir significativamente para el proceso de aprendizaje en producción textual narrativa. Para esta finalidad, se aplicó la investigación con alumnos del sexto año que frecuentaban el curso preparatorio para el ingreso al Colégio Militar de Santa Maria en la institución Genius Cursos Preparatórios. En el primer momento de práctica, el grupo hizo una producción por medio de una actividad wiki, un texto predominantemente descriptivo creando una superheroína de modo colaborativo. En el segundo momento de la investigación, los estudiantes elaboraron un texto narrativo de modo individual contando un episodio de la vida del personaje por ellos creado, en el cual sus superpoderes solo lo confundiesen. Observamos que la actividad ha contribuido para el alfabetismo digital de los alumnos, que ampliaron sus conocimientos no solo en el manoseo del AVA Moodle, sino en las herramientas de edición de texto. De ese modo, la producción textual narrativa amparada por tecnologías ha contribuido significativamente para la construcción de saberes de los estudiantes.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectLetramento digitalpor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectProducción textualspa
dc.subjectAlfabetismo digitalspa
dc.titleAs TIC como recurso metodológico para o ensino e aprendizagem de produção textualpor
dc.title.alternativeLas TIC como recurso metodológico para enseñanza y aprendizaje de producción textualspa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Sêca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO uso de tecnologias no século XXI ocorre desde a mais tenra idade, assim, é de suma importância que elas sejam aliadas ao processo de ensino e de aprendizagem nas instituições educacionais. Nesse sentido, o presente artigo apresenta uma proposta de produção textual narrativa para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, produzida em duas etapas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. Essa atividade buscou entender quais práticas pedagógicas propostas no AVA Moodle poderiam contribuir significativamente para o processo de aprendizagem em produção textual narrativa. Para este fim, a pesquisa foi aplicada a alunos do sexto ano que frequentavam o curso preparatório para ingresso ao Colégio Militar de Santa Maria na instituição Genius Cursos Preparatórios. No primeiro momento da prática, a turma produziu por meio de uma atividade wiki, um texto predominantemente descritivo criando uma super-heroína de modo colaborativo. No segundo momento da pesquisa, os estudantes elaboraram um texto narrativo de modo individual contando um episódio da vida da personagem por eles criada no qual seus superpoderes só a atrapalhassem. Observamos que a atividade contribuiu para o letramento digital dos estudantes que ampliaram seus conhecimentos não só no manuseio do AVA Mooodle, como também em relação às ferramentas de edição de texto. Desse modo a produção textual narrativa amparada por tecnologias contribuiu significativamente para a construção de saberes dos estudantes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto