dc.contributor.advisor | Cecchin, Anidene de Siqueira | |
dc.creator | Pereira, Veridiana Veleda | |
dc.date.accessioned | 2019-01-17T13:05:04Z | |
dc.date.available | 2019-01-17T13:05:04Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15388 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | El uso de tecnologías en el siglo XXI sucede desde la más temprana edad, siendo de suma importancia
aliarlas al proceso de enseñanza y aprendizaje en las instituciones educacionales. En ese sentido, el
presente artículo presenta una propuesta de producción textual narrativa, para alumnos del sexto año,
producida en dos etapas en el Ambiente Virtual de Aprendizaje Moodle. Esa actividad buscó
comprender cuáles prácticas pedagógicas propuestas en el AVA Moodle podrían contribuir
significativamente para el proceso de aprendizaje en producción textual narrativa. Para esta finalidad,
se aplicó la investigación con alumnos del sexto año que frecuentaban el curso preparatorio para el
ingreso al Colégio Militar de Santa Maria en la institución Genius Cursos Preparatórios. En el primer
momento de práctica, el grupo hizo una producción por medio de una actividad wiki, un texto
predominantemente descriptivo creando una superheroína de modo colaborativo. En el segundo
momento de la investigación, los estudiantes elaboraron un texto narrativo de modo individual contando
un episodio de la vida del personaje por ellos creado, en el cual sus superpoderes solo lo confundiesen.
Observamos que la actividad ha contribuido para el alfabetismo digital de los alumnos, que ampliaron
sus conocimientos no solo en el manoseo del AVA Moodle, sino en las herramientas de edición de
texto. De ese modo, la producción textual narrativa amparada por tecnologías ha contribuido
significativamente para la construcción de saberes de los estudiantes. | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Produção textual | por |
dc.subject | Letramento digital | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Producción textual | spa |
dc.subject | Alfabetismo digital | spa |
dc.title | As TIC como recurso metodológico para o ensino e aprendizagem de produção textual | por |
dc.title.alternative | Las TIC como recurso metodológico para enseñanza y aprendizaje de producción textual | spa |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Sêca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O uso de tecnologias no século XXI ocorre desde a mais tenra idade, assim, é de suma importância
que elas sejam aliadas ao processo de ensino e de aprendizagem nas instituições educacionais. Nesse
sentido, o presente artigo apresenta uma proposta de produção textual narrativa para alunos do sexto
ano do Ensino Fundamental, produzida em duas etapas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Moodle. Essa atividade buscou entender quais práticas pedagógicas propostas no AVA Moodle
poderiam contribuir significativamente para o processo de aprendizagem em produção textual
narrativa. Para este fim, a pesquisa foi aplicada a alunos do sexto ano que frequentavam o curso
preparatório para ingresso ao Colégio Militar de Santa Maria na instituição Genius Cursos
Preparatórios. No primeiro momento da prática, a turma produziu por meio de uma atividade wiki, um
texto predominantemente descritivo criando uma super-heroína de modo colaborativo. No segundo
momento da pesquisa, os estudantes elaboraram um texto narrativo de modo individual contando um
episódio da vida da personagem por eles criada no qual seus superpoderes só a atrapalhassem.
Observamos que a atividade contribuiu para o letramento digital dos estudantes que ampliaram seus
conhecimentos não só no manuseio do AVA Mooodle, como também em relação às ferramentas de
edição de texto. Desse modo a produção textual narrativa amparada por tecnologias contribuiu
significativamente para a construção de saberes dos estudantes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |