Narrativas de gestores de escolas públicas frente à política de inclusão escolar: um estudo de caso na região Centro-Oeste - RS
Resumo
Esse estudo qualitativo de cunho sociocultural busca compreender se e como o
termo “inclusão” vem tomando novos sentidos e significados para diferentes sujeitos
em diferentes contextos. Para isso, gestores/as da Educação Pública foram
entrevistados para melhor compreender como orientam suas práticas pedagógicas e
quais as concepções estão envolvidas nesse processo. O corpus do estudo foi
delimitado através de três aspectos; a) pertencer à região Centro-Oeste de Santa
Maria; b) estar vinculada a rede Estadual e c) ofertar o ensino fundamental. Esse
estudo foi construído, primeiramente, com uma breve análise dos documentos de
políticas públicas nacionais para melhor compreender o espaço-tempo dessas
mudanças e após, teóricos como Chené (2014), Delory-Momberguer (2014),
Ferraroti (2014), Josso (2004; 2012, 2014), Ricouer (1997, 2017) compuseram uma
estrutura teórica acerca das narrativas (auto) biográficas. As entrevistas com roteiro
em tópicos guia pré-definidos e documentadas em áudio foram transcritas e
analisadas com base semântica com intuito de agrupar relações de afinidades,
gerando categorias. Após, houve uma reagrupação das categorias em
microunidades, chamadas eixos articuladores. As categorias de análise foram O
trilhar até aqui, onde os/as profissionais narram suas trajetórias pessoais e
profissionais e Inclusão como tópico-guia, com recorrências de definições do que
esses sujeitos compreendem pelo tópico inclusão. Foi observado que a inclusão é
inerente a emergência social e que memórias de trajetórias profissionais ou pessoais
estão implícitas às maneiras de como os sujeitos justificam suas ações.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: