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dc.contributor.advisorCunha, Jorge Luiz da
dc.creatorKich, Bruna Viedo
dc.date.accessioned2019-01-17T13:21:04Z
dc.date.available2019-01-17T13:21:04Z
dc.date.issued2018-08-14
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15389
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis qualitative study is framed in a sociocultural approach, which aims to understand if and how the term “inclusion” has assumed new senses and meanings for different subjects in different contexts. In order to carry this out, school managers from Public Education were interviewed to better understand how they guide their pedagogical practices and which conceptions are involved in this process. The corpus of this study was delimitated by three aspects: a) to be located in the mid-west region in Santa Maria; b) to be tied to the State Board of Education and, c) to offer elementary education. This search was performed, firstly, by a brief national public policies’ analysis in order to better understand the time and space of these changes. After that, theoretical foundations such as Chené (2014), Delory-Momberguer (2014), Ferraroti (2014), Josso (2004; 2012; 2014), Ricouer (1997; 2017) formed a theoretical structure about the (auto) biographical narratives. The semi-structured interviews were documented on audio, then, transcribed, and analyzed in a semantic basis in order to group affinity relations, generating categories. Then, there was a reagrupation of categories in micro unities, called common threads. The categories of analysis were The tread over up to here, were the professionals narrate professional and personal trajectories and Inclusion as a guide topic, in which recurrences of definitions about what the subjects understand by the term inclusion were observed. It was pointed out that the term inclusion is inherent to the social emergency and that the memories about professional or personal life are implicit to the manner that the subjects justify their own actions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectNarrativas autobiográficaspor
dc.subjectPolíticas de inclusãopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subject(Auto) biographical narrativeseng
dc.subjectInclusion policieseng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleNarrativas de gestores de escolas públicas frente à política de inclusão escolar: um estudo de caso na região Centro-Oeste - RSpor
dc.title.alternativeNarratives of public school management regarding the education inclusion policy: a case study in the Mid-West of - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsse estudo qualitativo de cunho sociocultural busca compreender se e como o termo “inclusão” vem tomando novos sentidos e significados para diferentes sujeitos em diferentes contextos. Para isso, gestores/as da Educação Pública foram entrevistados para melhor compreender como orientam suas práticas pedagógicas e quais as concepções estão envolvidas nesse processo. O corpus do estudo foi delimitado através de três aspectos; a) pertencer à região Centro-Oeste de Santa Maria; b) estar vinculada a rede Estadual e c) ofertar o ensino fundamental. Esse estudo foi construído, primeiramente, com uma breve análise dos documentos de políticas públicas nacionais para melhor compreender o espaço-tempo dessas mudanças e após, teóricos como Chené (2014), Delory-Momberguer (2014), Ferraroti (2014), Josso (2004; 2012, 2014), Ricouer (1997, 2017) compuseram uma estrutura teórica acerca das narrativas (auto) biográficas. As entrevistas com roteiro em tópicos guia pré-definidos e documentadas em áudio foram transcritas e analisadas com base semântica com intuito de agrupar relações de afinidades, gerando categorias. Após, houve uma reagrupação das categorias em microunidades, chamadas eixos articuladores. As categorias de análise foram O trilhar até aqui, onde os/as profissionais narram suas trajetórias pessoais e profissionais e Inclusão como tópico-guia, com recorrências de definições do que esses sujeitos compreendem pelo tópico inclusão. Foi observado que a inclusão é inerente a emergência social e que memórias de trajetórias profissionais ou pessoais estão implícitas às maneiras de como os sujeitos justificam suas ações.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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