dc.contributor.advisor | Gattiboni, Bruna Dalcin | |
dc.creator | Alles, Elisiane Perufo | |
dc.date.accessioned | 2019-01-17T13:36:09Z | |
dc.date.available | 2019-01-17T13:36:09Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15390 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The collaborative partnership established between the classroom teacher and the Special Education teacher, planning, instructing, and evaluating classroom teaching of students is known as collaborative teaching. A practice that has been implemented in a Municipality of the metropolitan region of Curitiba.Thus, this study aims to analyze the role of the manager in the process of implementation of this inclusive practice based on collaborative teaching, listing the actions of managers in the process of insertion of collaborative practices; analyzing the effectiveness of the implementation process of the collaborative teaching practice through the managers' reports.In order to achieve these objectives, a qualitative approach was used by means of a case study, with a questionnaire structured in five main axes via the Google Form, in the Google Forms platform, and, with the participation of five managers, being able to gauge in their answers that they seek to invest in the process of professional formation of teachers and employees who work directly in the team.Regarding the performance of managers, they evaluate their significant performance when considering learning by making use of meetings and readings that contemplate the demands of the school through strategies that can serve them, inserting the family in the school context and essentially helping and contributing to the organization of teachers' time for the co-planning of activities, and the participation of all in the search for understanding and acceptance of this new inclusive practice based on Collaborative Teaching is well-known. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino colaborativo | por |
dc.subject | Práticas inclusivas | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Collaborative teaching | eng |
dc.subject | Inclusive practices | eng |
dc.subject | Management | eng |
dc.title | Ensino colaborativo e o papel da gestão no processo de implementação de práticas inclusivas | por |
dc.title.alternative | Collaborative teaching and the role of management in the process of implementation of inclusive practices | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A parceria colaborativa estabelecida entre o professor da sala comum e o professor da Educação Especial, planejando, instruindo e avaliando o ensino em sala de aula dos estudantes é conhecido como ensino colaborativo. Uma prática que vem sendo implementada em um Município da região metropolitana de Curitiba. Assim, esse estudo visa analisar o papel do gestor no processo de implementação dessa prática inclusiva embasado no ensino colaborativo, elencando as ações dos gestores no processo de inserção de práticas colaborativas; analisando a eficácia do processo de implementação da prática do ensino colaborativo por meio dos relatos dos gestores. A fim de alcançar tais objetivos utilizou-se do enfoque qualitativo por meio de um estudo de caso, com aplicação de um questionário estruturado em cinco grandes eixos via Formulário Google, na plataforma Google Forms, encaminhado, e, obtendo a participação de cinco gestores, podendo aferir em suas respostas que os mesmos buscam investir no processo de formação profissional dos professores e dos funcionários que atuam diretamente na equipe. Quanto a atuação dos gestores os mesmos avaliam sua atuação significativa ao considerar a aprendizagem fazendo uso de reuniões e leituras que contemplem as demandas da escola por meio de estratégias que possam atendê-las, inserindo a família no contexto escolar e essencialmente auxiliando e contribuindo para a organização do tempo dos professores para o co-planejamento das atividades, sendo notória a participação de todos em busca do entendimento e acolhimento dessa nova prática inclusiva fundamentada no Ensino Colaborativo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |