Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFoletto, Denize da Silveira
dc.creatorMachado, Patrícia Fabiane Nanthal
dc.date.accessioned2019-01-17T14:17:50Z
dc.date.available2019-01-17T14:17:50Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15391
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis study has as general objective to understand the democratic management implementation process in a school located in Santa Maria. This qualitative research is a community case study (TRIVIÑOS, 1994), in which three people have been interviewed based on a questionnaire, listing open-ended questions. This research is based on Victor Paro (2017 and 2016), Heloisa Lück (2000), Chiavenato (2010), and, Libâneo (2012). As results, the analysis on the democratic management implementation process has showed that putting that into practice has been a challenge because this process is still something to be thoroughly achieved. There is a prospect of no longer being in management system, but it is certain that the democratic management transformations have not practically been assimilated it yet. The school administration bases have been questioned and put in suspicion; however, their political-pedagogical consequences persist. There is a discourse change, but little of it has reached the practice yet. Therefore, it is concluded that school democratic management occurs through the community participation, and it is related to the sharing power in decisions making, independent of the functions the people involved carry out. In order to do so, it is necessary to overcome local and legal problems, as well as to promote concrete joint actions that strengthens teaching-learning process and autonomy. This study, thus, launches itself as a way to construct an educational project based on the collective work of constant reflection. A paradigm shift is fundamental in the school context in order to the democratic management model becomes effective in a creative and emancipatory culture.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleO processo de implementação da gestão democrática sob diferentes olhares: um estudo de caso numa escola do município de Santa Maria/RSpor
dc.title.alternativeThe democratic management implementation process under different perspectives: a case study conducted in a school located in Santa Maria/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral compreender o processo de implementação da gestão democrática numa escola do município de Santa Maria/RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso de uma comunidade (TRIVIÑOS, 1994) em que se entrevistou três sujeitos por meio de questionário aberto. Para fundamentar o trabalho optou-se pelos autores Vitor Paro (2006, 2016), Heloisa Lück (2008), Chiavenato (2010) e Libâneo (2012). Como resultado, a análise realizada sobre o processo de implementação da gestão democrática na escola pesquisada, evidenciou que a mesma se constitui como um desafio, pois ainda é algo a ser conquistado em sua totalidade. Há uma perspectiva de não mais estar numa lógica de administração, mas é certo que ainda não foram assimiladas as transformações da gestão democrática na prática. As premissas da administração escolar estão sendo questionadas e postas em suspeição, mas as suas consequências político-pedagógicas ainda perduram. Há uma mudança no discurso, mas que pouco alcançou a prática. Assim, conclui-se que uma gestão democrática na escola se dá por meio da participação da comunidade e está relacionada com a partilha do poder na tomada de decisões, independente das funções que os envolvidos exerçam. Para tanto, é preciso superar as dificuldades locais e legais, bem como propiciar uma ação conjunta concreta, que vise o ensino-aprendizagem e o fortalecimento da autonomia. Lança-se como caminho a construção de um projeto educacional fundamentado num trabalho coletivo de reflexão constante. Uma mudança de paradigma se torna fundamental no contexto da escola para que o modelo de gestão democrática se efetive numa cultura criativa e emancipatória.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto