Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMiranda, Natália Pergher
dc.creatorBertuol, Bianca Lopes
dc.date.accessioned2019-01-18T12:17:25Z
dc.date.available2019-01-18T12:17:25Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15400
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis work presents a research on the main attributions of the pedagogical coordinator in the democratic management of the Early Childhood Schools. The research problem consisted in analyzing the main functions and tasks carried out by the Pedagogical Coordinator, being seen as an articulator in the construction of the management, emphasizing how its relation with the teacher can contribute to the democratic management. The methodology used was a qualitative approach, encompassing sources such as the texts used throughout the course of specialization, bibliographical references, interviews with pedagogical coordinators and daily observation. Thus, it was possible to perceive that the pedagogical coordinator as part of the management team and the school management, has the role of mediating relations, motivating and encouraging the group to achieve the defined objectives and collaborate in the construction of Democratic Management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectCoordenador pedagógicopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectPedagogical coordinatoreng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleAs principais atribuições do coordenador pedagógico na gestão democrática das escolas de educação infantilpor
dc.title.alternativeThe main attributions of the pedagogical coordinator in the democratic management of the early childhood education schoolseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa sobre as principais atribuições do coordenador pedagógico na gestão democrática das Escolas de Educação Infantil. A problemática da pesquisa consistiu em analisar quais as principais funções e as tarefas realizadas pelo Coordenador Pedagógico, sendo visto como um articulador na construção da gestão, enfatizando sobre como sua relação com o professor pode contribuir para a gestão democrática. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, cercando-se de fontes como os textos utilizados ao longo do curso de especialização, referências bibliográficas, entrevistas com coordenadores pedagógicos e observação do cotidiano. Assim, foi possível perceber que o coordenador pedagógico enquanto parte da equipe diretiva e da gestão escolar, tem o papel de mediar as relações, motivar e incentivar o grupo para alcançar os objetivos definidos e colaborar na construção da Gestão Democrática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto