dc.contributor.advisor | Miranda, Natália Pergher | |
dc.creator | Bertuol, Bianca Lopes | |
dc.date.accessioned | 2019-01-18T12:17:25Z | |
dc.date.available | 2019-01-18T12:17:25Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15400 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This work presents a research on the main attributions of the pedagogical coordinator in the democratic management of the Early Childhood Schools. The research problem consisted in analyzing the main functions and tasks carried out by the Pedagogical Coordinator, being seen as an articulator in the construction of the management, emphasizing how its relation with the teacher can contribute to the democratic management. The methodology used was a qualitative approach, encompassing sources such as the texts used throughout the course of specialization, bibliographical references, interviews with pedagogical coordinators and daily observation. Thus, it was possible to perceive that the pedagogical coordinator as part of the management team and the school management, has the role of mediating relations, motivating and encouraging the group to achieve the defined objectives and collaborate in the construction of Democratic Management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Coordenador pedagógico | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.subject | Pedagogical coordinator | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | As principais atribuições do coordenador pedagógico na gestão democrática das escolas de educação infantil | por |
dc.title.alternative | The main attributions of the pedagogical coordinator in the democratic management of the early childhood education schools | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre as principais atribuições do coordenador pedagógico na gestão democrática das Escolas de Educação Infantil. A problemática da pesquisa consistiu em analisar quais as principais funções e as tarefas realizadas pelo Coordenador Pedagógico, sendo visto como um articulador na construção da gestão, enfatizando sobre como sua relação com o professor pode contribuir para a gestão democrática. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, cercando-se de fontes como os textos utilizados ao longo do curso de especialização, referências bibliográficas, entrevistas com coordenadores pedagógicos e observação do cotidiano. Assim, foi possível perceber que o coordenador pedagógico enquanto parte da equipe diretiva e da gestão escolar, tem o papel de mediar as relações, motivar e incentivar o grupo para alcançar os objetivos definidos e colaborar na construção da Gestão Democrática. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |