dc.contributor.advisor | Dias, Adriele Delgado | |
dc.creator | Luersen, Ivanete | |
dc.date.accessioned | 2019-01-18T12:38:05Z | |
dc.date.available | 2019-01-18T12:38:05Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15401 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This paper aims to analyze the strategies that a school manager can find to integrate the families in the mediation of conflicts which occur inside the school. Our locus of research is the school Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, located in Victor Graeff-RS. Therefore, the research used a qualitative methodology, having as instrument questionnaires applied to the managers and the parents of the students. The theoretical discussion covered the reading of the school context through the Regiment and also the contributions of some authors such as Paro, Cury and Luck regarding the management and of Messiano referring to the term conflict were also discussed. As results from the research, it becomes evident that a collaborative management can be a good strategy to the school manager, thereby making possible the link between family and school, integrating the parents in the decisions and emphasizing the importance of their participation in the search for solutions to conflicting situations which can occur in the school environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestor escolar | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Conflitos | por |
dc.subject | Ambiente escolar | por |
dc.subject | School manager | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | Conflicts | eng |
dc.subject | School environment | eng |
dc.title | Integração das famílias na gestão escolar para a resolução de conflitos | por |
dc.title.alternative | Integration of the families in the school management for the resolution of conflicts | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem o objetivo de analisar as estratégias que o Gestor Escolar pode buscar para integrar as famílias na mediação de conflitos que surgem dentro da escola. Nosso lócus de pesquisa é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, da cidade de Victor Graeff- RS. Para tanto, a pesquisa pautou-se numa metodologia qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados, questionários aplicados aos gestores e pais dos alunos. A discussão teórica abrangeu a leitura do contexto escolar por meio do Regimento da escola victorense e também foram abordadas as contribuições de alguns autores como Paro, Cury e Luck quanto à gestão e de Messiano referente ao termo conflito. Como resultados, verificamos que uma gestão participativa pode ser uma boa estratégia do gestor, tornando possível, desse modo, a relação família-escola, integrando os pais nas decisões e os conscientizando da importância de sua participação na busca de soluções para as situações conflituosas que se apresentam no ambiente escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |