Show simple item record

dc.contributor.advisorLunardi, Elisiane Machado
dc.creatorVenturini, Aline Dal Bem
dc.date.accessioned2019-01-23T11:04:50Z
dc.date.available2019-01-23T11:04:50Z
dc.date.issued2018-07-16
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15434
dc.description.abstractIn child education, the child constructs, based on the experience of playful and pleasurable situations, the basis for the development of meaningful learning for his social and school life. In this context, technology is a great ally, facilitating teaching, provided that teachers have knowledge about its use. In this way, education must privilege the current needs in the face of technological advances, a fact that can not be ignored if what is wanted is training for citizenship and preparation for life. Thus, the present study has as general objective to analyze the scientific productions about the use of ICTs in the pedagogical practice of teachers in early childhood education. The methodology involved a quantitative and qualitative state of the art study, characterized as exploratory, descriptive and explanatory in order to understand and analyze in depth the conceptual aspects of children 's education, of ICT as a tool in the pedagogical practice of teachers. In order to answer the objective of the study, a search was made on the basis of IBICT and Google Scholar with the following criteria: publications from 2013 to January 2018; and contemplate the three descriptors: Infant Education; Pedagogical Practice; and ICTs. In the data collection we found 12 publications (dissertations) in IBICT and 12 in Academic (09 articles and 03 monographs). In this search, the results evidenced that the child's first contact with technology occurs in early childhood education. In particular ICT is seen as a tool in the teaching and learning process in pre-school schools, and that these schools should use as part of the classroom teaching resources. However, it should be pointed out that the teacher is the protagonist who plays the indispensable role in this insertion of the technologies in his pedagogical practice in the nursery schools, since he is the intermediary and the facilitator of this process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.titleUm estudo acerca das produções científicas sobre o uso das TICs na prática pedagógica de professores na educação infantilpor
dc.title.alternativeA study on scientific productions on the use of TICs in the pedagogical practice of teachers in child educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena - Noturnopor
dc.description.resumoNa educação infantil a criança constrói, a partir da vivência de situações lúdicas e prazerosas, a base para o desenvolvimento de aprendizagens significativas para sua vida social e escolar. Neste contexto, a tecnologia é grande aliada, facilitando o ensino, desde que os professores tenham conhecimento sobre o uso da mesma. Deste modo, a educação deve privilegiar as necessidades atuais diante dos avanços tecnológicos, fato este que não pode ser ignorado se o que se pretende é a formação para a cidadania e a preparação para a vida. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral analisar as produções científicas acerca do uso das TICs na prática pedagógica de professores na educação infantil. A metodologia envolveu um estudo, a partir do estado da arte, quantitativo e qualitativo, caracterizado como exploratório, descritivo e explicativo a fim de compreender e analisar de forma aprofundada os aspectos conceituais da educação infantil, das TICs como ferramenta na prática pedagógica de professores. Buscando responder o objetivo do estudo realizou-se uma busca na base do IBICT e no Google Acadêmico com os seguintes critérios: publicações no período de 2013 a janeiro de 2018; e contemplar os três descritores: Educação Infantil; Prática Pedagógica; e TICs. No levantamento de dados encontrou-se 12 publicações (dissertações) no IBICT e 12 no Google Acadêmico (09 artigos e 03 monografias). Nessa busca, os resultados evidenciaram que o primeiro contato da criança com a tecnologia ocorre na escola. Em especial a TICs é vista pelo professor como uma ferramenta no processo de ensino e aprendizagem nas escolas de educação infantil, e que essas escolas devem utilizar como parte dos recursos didáticos em sala de aula. No entanto, cabe salienta que o professor é o protagonista que desempenha o papel indispensável nesta inserção das tecnologias em sua prática pedagógica nas escolas de educação infantil, visto que ele é o intermediador e o facilitador desse processo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [48]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Show simple item record


O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.