Estereótipos nos espaços educativos: experiências nos anos iniciais a partir da cultura visual
Resumo
Esta pesquisa apresenta algumas investigações em torno da noção de estereótipos,
presentes no ambiente escolar, e experiências com a cultura visual nos anos iniciais.
O objetivo é pesquisar a partir da formação docente dos pedagogos, das imagens
que são recorrentes nesses espaços educativos e as produções visuais dos
estudantes. Enquanto problemática de pesquisa, intentou-se pensar de que modos
problematizar os estereótipos nos anos iniciais a partir da cultura visual? Como
metodologia adotou-se a bricolagem (KINCHELOE, 2006) enquanto proposta que
possibilita a trama de diferentes elementos culturais que resultam em algo novo.
Nesse caso, utilizou-se o diário de campo como instrumento de registro, pois a
bricolagem não trabalha por diretrizes e roteiros preexistentes, mas cria
procedimentos de investigação ao passo em que surgem novos encontros. O
cenário de estudo se deu em uma Escola Estadual da cidade de Santa Maria, Rio
Grande do Sul, e teve como colaboradores alguns professores dos anos iniciais e
estudantes de uma turma de 5° ano, onde realizei meu Estágio Curricular
Supervisionado. O referencial teórico baseia-se nos estudos dos conceitos de
estereótipos (SILVA, 2003) e cultura visual (HERNÁNDEZ, 2007). Observou-se que
os estereótipos nos espaços educativos são recorrentes, pois encontram-se em
materiais didáticos, nas reproduções e/ou cópias dos estudantes a partir das
imagens escolhidas pelos professores, e em suas concepções do que seria ‘bonito e
feio’. Ainda, pode-se concluir que os estudantes pouco participam da construção dos
artefatos visuais do espaço escolar