Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: uma contribuição a partir da abordagem crítico-superadora
Resumo
Este trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia tem como objetivo analisar a
importância da apropriação dos conteúdos da Cultura Corporal para a formação das crianças nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo tem como base as referências da Pedagogia HistóricoCrítica, da Psicologia Histórico-Cultural e da Abordagem Crítico-Superadora da Educação Física. A
metodologia proposta contempla uma abordagem qualitativa, do tipo investigação bibliográfica, e
utiliza-se como fonte de dados os documentos legais que balizam o Ensino Fundamental, segunda
etapa da Educação Básica, além de bibliografia pertinente ao tema de estudo. Num primeiro momento,
optou-se pela realização de uma pesquisa exploratória acerca da produção acadêmico-científica da
área, buscando por aspectos pedagógico-metodológicos e epistemológicos no ensino da Educação
Física no contexto escolar. Este movimento colaborou para a escolha da base teórica do presente
trabalho, que fundamenta-se em estudos de Saviani (1985, 2008), Pasqualini (2013) e do Coletivo de
Autores (1992) sobre a concepção de ser humano, a definição de trabalho educativo, o papel da
educação e a concepção crítico-superadora da Educação Física. Por fim, pôde-se observar que a
educação assume importante papel no processo de humanização dos sujeitos (produção do humano
nos seres humanos), a partir da apropriação das objetivações culturais. A cultura corporal, enquanto
patrimônio cultural da humanidade, é de extrema importância para que este processo se efetive, pois,
para que o ser humano qualifique-se como tal, faz-se necessário o acesso a estas objetivações. Toma-se
aqui,o processo de humanização como aquele baseado no acesso e na apropriação do mundo da cultura
pelos sujeitos.Assim, visando este modelo de formação, bem como a superação de dicotomias e
antagonismos presentes na sociedade, o professor deve contribuir para que não seja negado aos alunos
o acesso aos conhecimentos produzidos e sistematizados pelo homem, em especial, os da Cultura
Corporal.