dc.contributor.advisor | Marquezan, Lorena Ines Peterini | |
dc.creator | Santos, Maria Aracy Oliveira dos | |
dc.date.accessioned | 2019-01-23T11:11:08Z | |
dc.date.available | 2019-01-23T11:11:08Z | |
dc.date.issued | 2018-12-06 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, M. A. O. dos. Revisitando vivências: descobrindo, brincando e aprendendo numa turma do 2° ano do ensino fundamental. 2018. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15439 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2018 | por |
dc.description.abstract | This work is a part of the Supervised Internship’s final report in the initial years of Elementary
Education developed in the course of Pedagogy at the Federal University of Santa Maria.
Observations and the supervised internship itself were carried out at the Dom Luiz Victor
Sartori Municipal School of Elementary Education. This experience marked me deeply in a
personal and professional level, therefore, the general objective here is to revisit this
experience by selecting the most significant activities that have had an impact on the children
and that have given me great gratification. As a specific goal, we carefully looked at the video
produced as a sample of "discovering, playing and learning" activities in order to share the
scientific, psychomotor and effective knowledge and practices. As a research problem, our
main concern was: is it possible to revisit the Supervised Internship developed in order to share
the impacts produced on the children and the teacher? In order to support my work and revisit
my internship, I used Wallon (1975, 1986, 1989, 2005), which works with interdisciplinary
movement, affectivity, intelligence, and the interconnected person. We concluded that teacher
training for the initial years of Elementary Education implies theoretical studies and articulated
pedagogical practice, reducing the fragmentation so criticized by the media and researchers.
With this work, it can be said that learning is exciting, mobilizing, open, unfinished, always
implying the need for ongoing formation since children are curious, willing, creative and build
knowledge when motivated through socio-cultural mediations. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Estágio supervisionado | por |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Elementary education | eng |
dc.subject | Supervised internship | eng |
dc.title | Revisitando vivências: descobrindo, brincando e aprendendo numa turma do 2° ano do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Revisiting experiences: discovering, playing and learning in a group of the 2nd year of elementary education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é um recorte do relatório de conclusão de Estágio Supervisionado nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvido no Curso de Pedagogia Licenciatura Plena
Noturno, da Universidade Federal de Santa Maria. A observação e o estágio supervisionado
foram realizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Luiz Victor Sartori. Essa
experiência marcou-me profundamente na formação pessoal e profissional; por isso, como
objetivo geral, busco revisitar essa vivência selecionando as atividades mais significativas que
tiveram impactos nas crianças e proporcionaram-me maior gratificação. Delimitamos como
objetivos específicos olhar atentamente o vídeo produzido, como uma amostra das atividades
“descobrindo, brincando e aprendendo”, com vistas a compartilharmos os saberes e fazeres
científicos, psicomotores e afetivos. Como problema, inquieta-nos a seguinte indagação: é
possível revisitarmos o Estágio Supervisionado desenvolvido numa turma do segundo ano do
Ensino Fundamental, com vistas a compartilharmos os impactos produzidos nas crianças e
na estagiária? Para fundamentar a minha atuação e revisitar o meu estágio, utilizei Wallon
(1975, 1986, 1989, 2005), que trabalha o movimento, a afetividade, a inteligência e a pessoa
interligados interdisciplinarmente. Concluímos que a formação de professores para os anos
iniciais do Ensino Fundamental implica em estudos teóricos e prática pedagógica articulada,
diminuindo a fragmentação tão criticada pelos meios de comunicação e pelos pesquisadores.
Com esse trabalho, pode-se afirmar que a aprendizagem é empolgante, mobilizadora, aberta,
inacabada, implicando na necessidade da formação permanente, pois as crianças são
curiosas, desejosas, criativas e constroem conhecimento quando motivadas através das
mediações socioculturais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |