Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarquezan, Lorena Ines Peterini
dc.creatorSantos, Maria Aracy Oliveira dos
dc.date.accessioned2019-01-23T11:11:08Z
dc.date.available2019-01-23T11:11:08Z
dc.date.issued2018-12-06
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationSANTOS, M. A. O. dos. Revisitando vivências: descobrindo, brincando e aprendendo numa turma do 2° ano do ensino fundamental. 2018. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15439
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2018por
dc.description.abstractThis work is a part of the Supervised Internship’s final report in the initial years of Elementary Education developed in the course of Pedagogy at the Federal University of Santa Maria. Observations and the supervised internship itself were carried out at the Dom Luiz Victor Sartori Municipal School of Elementary Education. This experience marked me deeply in a personal and professional level, therefore, the general objective here is to revisit this experience by selecting the most significant activities that have had an impact on the children and that have given me great gratification. As a specific goal, we carefully looked at the video produced as a sample of "discovering, playing and learning" activities in order to share the scientific, psychomotor and effective knowledge and practices. As a research problem, our main concern was: is it possible to revisit the Supervised Internship developed in order to share the impacts produced on the children and the teacher? In order to support my work and revisit my internship, I used Wallon (1975, 1986, 1989, 2005), which works with interdisciplinary movement, affectivity, intelligence, and the interconnected person. We concluded that teacher training for the initial years of Elementary Education implies theoretical studies and articulated pedagogical practice, reducing the fragmentation so criticized by the media and researchers. With this work, it can be said that learning is exciting, mobilizing, open, unfinished, always implying the need for ongoing formation since children are curious, willing, creative and build knowledge when motivated through socio-cultural mediations.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectEstágio supervisionadopor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectElementary educationeng
dc.subjectSupervised internshipeng
dc.titleRevisitando vivências: descobrindo, brincando e aprendendo numa turma do 2° ano do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeRevisiting experiences: discovering, playing and learning in a group of the 2nd year of elementary educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturnopor
dc.description.resumoEste trabalho é um recorte do relatório de conclusão de Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvido no Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, da Universidade Federal de Santa Maria. A observação e o estágio supervisionado foram realizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Luiz Victor Sartori. Essa experiência marcou-me profundamente na formação pessoal e profissional; por isso, como objetivo geral, busco revisitar essa vivência selecionando as atividades mais significativas que tiveram impactos nas crianças e proporcionaram-me maior gratificação. Delimitamos como objetivos específicos olhar atentamente o vídeo produzido, como uma amostra das atividades “descobrindo, brincando e aprendendo”, com vistas a compartilharmos os saberes e fazeres científicos, psicomotores e afetivos. Como problema, inquieta-nos a seguinte indagação: é possível revisitarmos o Estágio Supervisionado desenvolvido numa turma do segundo ano do Ensino Fundamental, com vistas a compartilharmos os impactos produzidos nas crianças e na estagiária? Para fundamentar a minha atuação e revisitar o meu estágio, utilizei Wallon (1975, 1986, 1989, 2005), que trabalha o movimento, a afetividade, a inteligência e a pessoa interligados interdisciplinarmente. Concluímos que a formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental implica em estudos teóricos e prática pedagógica articulada, diminuindo a fragmentação tão criticada pelos meios de comunicação e pelos pesquisadores. Com esse trabalho, pode-se afirmar que a aprendizagem é empolgante, mobilizadora, aberta, inacabada, implicando na necessidade da formação permanente, pois as crianças são curiosas, desejosas, criativas e constroem conhecimento quando motivadas através das mediações socioculturais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples