dc.contributor.advisor | Pereira, Adriana Soares | |
dc.creator | Gardelin, Joana | |
dc.date.accessioned | 2019-01-28T10:09:06Z | |
dc.date.available | 2019-01-28T10:09:06Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15451 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | Information and Communication Digital Technologies have already been used in different contexts and came to show that when applied in pedagogical practice have much to offer in contributing to teaching-learning process. There are demands when adopting technology in education, not only from ability and skills of teachers but also from promotion and encouragement of its use by educational institutions. Therefore, our study aimed to identify the skills, ways of use and resistances in applying technologies in education in its different levels and understanding how the ICDT are introduced and worked on theacher´s pedagogical practices at FAT – Faculdade e Escola, a private school from Tapejara-RS, Brazil. For that matter, we conducted an exploratory research with a quantitative and qualitative character, by taking an online questionnaire together with 33 teachers from Preschool, Elementary School, Middle School and High School. Our results showed the majority of teachers already uses ICDT in classroom with a positive feedback from students, but not yet in an integrated figure. Our investigation also pointed some resistance from teacher on accepting ICDT in their practice and revealed that teacher´s continuing education for the proper use of ICDT in the classroom is essencial. Thereby, our study has showed the significance on understanding the needs from teachers and educational institutions and takes us to consider the obstacles to be overcomed by both teachers and school management in order to transform the school settings, making possible to embrace the ICDT based pedagogical practices and the social commitment we all have in education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TDIC na educação | por |
dc.subject | Adoção de tecnologias por professores | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | ICDT on education | eng |
dc.subject | The adoption of technologies by teachers | eng |
dc.subject | Continuing education of teachers | eng |
dc.title | Adoção de TIC como prática educativa por professores do ensino básico e médio em uma escola particular em Tapejara - RS | por |
dc.title.alternative | The adoption of ICT as pedagogical practice by teachers from different education levels in a private school from Tapejara -RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tapejara, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) vem sendo aplicadas em diversos contextos e mostram que tem muito a contribuir para o ensino-aprendizagem quando aplicadas à prática pedagógica. A adoção de tecnologia como parte de sua prática por professores exige, além de competências e habilidades específicas do docente, o fomento e estímulo à sua aplicação por parte das instituições de ensino. Com base nisto, nosso estudo objetivou identificar a habilidade, formas de uso e resistências na aplicação de tecnologias na educação em diferentes níveis de ensino e compreender como é o uso das TDIC na prática pedagógica de professores da FAT - Faculdade e Escola, Instituição de ensino particular de Tapejara-RS. Para isso, um estudo de natureza exploratória foi conduzido, usando uma abordagem quali-quantitativa, em formato de questionário online aplicado junto a 33 professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Nossos resultados mostraram que a maioria dos professores já utiliza as TDIC em sala de aula com aprovação dos alunos, porém não de forma totalmente integrada. Também mostraram algumas resistências quanto ao uso das TDIC, além de revelar que a formação continuada adequada para o uso das TDIC é fundamental. Diante disso, nosso estudo mostrou a importância de compreender as necessidades dos docentes e das instituições de ensino e nos leva a refletir que há dificuldades a serem superadas por professores e gestão escolar para que a escola transforme-se e possibilite práticas pedagógicas embasadas nas TDIC e no compromisso social da educação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |