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dc.contributor.advisorReis, Susana Cristina dos
dc.creatorAnschau, Maicon Luiz
dc.date.accessioned2019-01-28T11:04:36Z
dc.date.available2019-01-28T11:04:36Z
dc.date.issued2018-12-14
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15454
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis article describes the process of developing the serious games Going Abroad using the Unity engine, which uses the scrum methodology to support the project management. To improve the game design, theoretical and methodological aspects were studied and applied during the development process. In this research, we propose a case study in order to design two game levels of Going Abroad. This is a proposal of a serious game under construction by NuPEAd research group. The actions planned inside the project allowed the programmer to effectively develop the game, and to implement the client requirements, which is propose a serious, playful and engaging game, to complement the process of learning English. Initial results suggest that the scrum methodology is effective as a methodology to the management of a research project, even though adaptation were necessary to complete the execution of the teamwork.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMetodologia ágilpor
dc.subjectDesign de jogos educacionaispor
dc.subjectGerenciamento de projetospor
dc.subjectUnity engineeng
dc.subjectGoing abroadeng
dc.titleGoign abroad: descrição de um jogo educacional para o ensino da língua inglesa utilizando a metodologia Scrumpor
dc.title.alternativeGoign abroad: description of an educational game for the teaching of the english language using the Scrum methodologyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo descreve o desenvolvimento do jogo educacional Going Abroad, proposto por meio da plataforma Unity, utilizando a metodologia scrum para o gerenciamento do projeto. Para auxiliar no design do jogo, aspectos teóricos e metodológicos foram estudados e aplicados durante o desenvolvimento do projeto. Nesta pesquisa, propomos um estudo de caso para desenvolver duas fases do Going Abroad, o qual é uma proposta em desenvolvimento pelo Grupo de Pesquisa/GRPesq NUPEAD/UFSM. As ações planejadas dentro do projeto permitiram o trabalho do programador se tornar efetivo, para que pudesse implementar os requisitos exigidos pelo cliente para implementar um jogo educacional, lúdico e engajante, que ao mesmo tempo, complementasse a aprendizagem da língua inglesa. Resultados iniciais indicam que a metodologia ágil se mostrou favorável para o gerenciamento do projeto, embora adaptações nas ações foram necessárias para a execução do trabalho em equipe.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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